“A escassez de recursos e IA vão estar intimamente ligadas” – Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde

Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde, subiu ao palco da Culturgest na XXVIII Conferência Executive Digest, que teve como tema “Qual o contributo de Portugal para o Plano Draghi?”, onde falou sobre inovação e tecnologia no setor da saúde.

“Olhámos para a transformação como transversal na inovação, competitividade e industrialização. No que respeita à transformação, é necessário repensar o modelo assistencial. O que temos é um modelo centrado em hospitais, um modelo de reação em que é na componente final que se coloca todo o stress do sistema. Temos de mudar para ser um sistema baseado na prevenção”, indicou o orador. Da mesma forma, é necessário acelerar a digitalização dos serviços de saúde e valorizar e capacitar os profissionais de saúde. O que já está a fazer a Lusíadas Saúde neste aspeto? “Matemos um foco estratégico na medicina preventiva e longevidade, desenvolvemos soluções tecnológicas e alargamos o investimento”, explicou.

Reveja a apresentação:

A XXVIII Conferência Executive Digest conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, Capgemini, Delta Q, Fidelidade, Galp, Lusíadas Saúde, Randstad, MC Sonae, Unilever, Vodafone, e ainda com a parceria da Capital MC, Neurónio Criativo, Sapo. A Sociedade Ponto Verde é o Parceiro de Sustentabilidade do evento.