A casa de moda Loewe está na boca de todos, seja qual for a forma como o nome é pronunciado

Por: Elizabeth Segran

Quando uma marca existe há tanto tempo como a casa de moda Loewe, fundada em 1846, pode ser vulnerável a receber alguns adjectivos decididamente fora de moda: conservadora, austera ou até mesmo séria. Mas sob a direcção de Jonathan Anderson — o jovem designer que é director criativo da marca espanhola desde 2013 —, a Loewe não se limitou a afastar qualquer vestígio de estagnação. Após 178 anos, está mais fresca do que nunca.

A casa de moda passou o ano passado a desenvolver parcerias pré-existentes e a lançar algumas novas que são dignas de registo. A quinta edição da Loewe x On Running incluiu sapatilhas, vestuário exterior, vestuário técnico e um novo logótipo conjunto. A Loewe também aproveitou o trabalho de guarda-roupa de Anderson no filme sobre ténis de Luca Guadagnino, “Challengers”(2024), para lançar uma colecção cápsula inspirada no filme. Mais recentemente, Anderson “vestiu” o filme “Queer” de Guadagnino. A campanha de Outono/Inverno de 2024 da marca é protagonizada por Daniel Craig, o protagonista do filme.

Com uma base de fãs que vai dos amantes de anime a Anna Wintour, parte do apelo da Loewe — e o segredo do seu reaparecimento — é o seu tom de marca popular e brincalhão, bem exemplificado na sua campanha “Decades of Confusion”, lançada em Março.

Nela, Dan Levy e Aubrey Plaza são um juiz e uma concorrente de um concurso de soletração, respectivamente, sendo que a última não consegue conciliar a pronúncia da Loewe (low-ev-ey) com a sua ortografia. O anúncio estreou no YouTube, onde tem mais de um milhão de visualizações, enquanto os clips dos bastidores partilhados no TikTok acumularam mais de 10 milhões de visualizações.

À medida que a Loewe atrai cinéfilos e veste um grupo crescente de talentos de topo (incluindo Ariana Grande e Omar Apollo), também apoia artistas e criadores em áreas que não são frequentemente associadas à moda.

Em 2024, o sétimo Prémio de Artesanato anual da Fundação Loewe para artesãos foi atribuído ao escultor de cerâmica mexicano Andrés Anza. Na cerimónia de entrega do prémio, Anderson enfatizou que o foco da Loewe no artesanato, mesmo fora da passerelle, «é onde reside a nossa modernidade e será sempre relevante».