A Alicante Futura realiza o seu primeiro congresso internacional com a participação da Google e da Vodafone

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

A Alicante Futura realizou o seu 1.º Congresso Internacional, “O amanhã que nos move”, como parte da estratégia da Câmara Municipal de Alicante para impulsionar o sector tecnológico na cidade e promover a criação de emprego neste sector.

O encontro contou com a presença de grandes multinacionais como a Google e a Vodafone, bem como das principais empresas tecnológicas de Alicante: Sonneil, Facephi, Mediterranean Algae, UWARE – Tecnologias e GDV Mobility. Durante estes dias, Alicante foi o palco onde foram debatidos e divulgados os últimos desenvolvimentos no sector tecnológico, uma vez que o congresso reuniu personalidades afamadas da esfera empresarial e institucional, assim como peritos de renome como Isabel Aguilera, que foi directora-geral da Google para Espanha e Portugal.

O objectivo da Câmara Municipal de Alicante é que a cidade mostre as últimas tendências, desafios e projectos na economia digital e no empreendedorismo.

O presidente da Câmara de Alicante, Luis Barcala, salientou que «é importante que a cidade desempenhe um papel de liderança num sector tão florescente como o tecnológico, e este congresso serve para visualizar um dos nossos principais compromissos estratégicos». O presidente da Câmara salientou que «a estratégia municipal na cidade está a dar frutos com a implementação de cada vez mais empresas tecnológicas e a criação de emprego, um dos aspectos que mais nos interessa».

«Alicante vai tornar-se um nome muito importante nos próximos anos no desenvolvimento deste sector no nosso país, e é por isso que é tão importante que as grandes multinacionais de tecnologia e os talentos locais estejam presentes durante estes dias em que se realizará o congresso», sublinhou.

«O nosso empenho em promover a nova economia digital é inabalável, e temos a aspiração de colocar Alicante entre as grandes cidades tecnológicas da Europa, pois temos um ecossistema com grande capacidade como força motriz e onde cada vez mais empresas virão instalar-se devido às condições que oferecemos e ao trabalho que estamos a fazer para facilitar o seu estabelecimento», revelou ainda o presidente da câmara.

A Alicante Futura está empenhada em promover o debate, a divulgação e a reflexão sobre o sector tecnológico. Este encontro dirige-se aos sectores empresariais, vozes de referência, actores institucionais, personalidades e entidades públicas que podem trocar opiniões e iniciativas, e gerar sinergias.

Através de diferentes apresentações e mesas redondas, moderadas por Antonio Sánchez, presidente da AlicanTEC, e pelo jornalista Juan Ramón Lucas, foram abordados temas relacionados com o sector tecnológico, inteligente e sustentável; turismo; digitalização; cidadania e projecção global; a nova economia; talentos locais; e os desafios e oportunidades tecnológicas dos governos e administrações públicas de amanhã.

Pela sua parte, a conselheira para o Emprego e Desenvolvimento, Mari Carmen de España, afirmou que «este primeiro congresso internacional pretende ser um ponto de encontro fundamental para a consolidação da cidade de Alicante como uma referência. Através das diferentes apresentações delinearemos o amanhã que verdadeiramente nos move, nos incentiva e consegue unir-nos como cidade em torno de áreas e iniciativas relevantes com potencial para nos fazer crescer e evoluir de uma forma eficiente, coerente e sustentável.»

Um dos principais tópicos abordados foram os desafios e oportunidades tecnológicas para governos e administrações públicas com o discurso inaugural “Bem-vindo ao Amanhã” de Isabel Aguilera, consultora de Estratégia e Inovação e professora associada na ESADE, antiga presidente da GE, antiga directora-geral da Google Iberia, antiga COO da NH Hotels, antiga directora-executiva da General Electric, e antiga CEO Espanha, Itália e Portugal da Dell Computer.

O congresso terá um espaço composto por empresas como a Vodafone, Uware Robotics, Robotikids, Next Electric Motors, GDV Mobility, Alicante Investment Agency (ALIA), Caixa Bank Day One e LIUX, onde relatarão e apresentarão as suas novidades e tendências.

Ler Mais