5 ferramentas tecnológicas para desenvolver o negócio de pequenas e médias empresas
Hoje em dia, com o desenvolvimento tecnológico, as ferramentas que permitem às empresas ter mais informações sobre clientes e oferta não estão apenas acessíveis a grandes empresas.
Apesar de as grandes empresas disporem de mais recursos a todos os níveis, as pequenas empresas têm igualmente vontade de crescer e evoluir. A Mollie compilou uma lista de cinco ferramentas tecnológicas que ajudam a contribuir para o crescimento das Pequenas e Médias Empresas, ou PME.
Estas são as 5 ferramentas tecnológicas a considerar:
1. Sistemas de planeamento de recursos empresariais (ERP)
Estes sistemas são uma ajuda na estão dos recursos das empresas de comércio online, como a gestão de stocks, o acompanhamento das vendas e a gestão de projetos, integrando-os num só. Isto reduz o tempo gasto em várias tarefas. Machine learning e inteligência artificial são os sistemas utilizados pelos ERP que contribuem para a automatização dos processos e para o fornecimento dos dados mais importantes para o negócio em questão.
2. Provedores de serviços de pagamento (PSP)
Os PSP são essenciais para um negócio que tenha qualquer tipo de comércio online, pois ajudam a oferecer vários métodos de pagamento aos clientes, criando um intermediário entre a loja online, as opções de pagamento e os clientes. Os PSP completos são responsáveis por todo o processo de transferência de pagamentos eletrónicos, certificando-se que as faturas são pagas a tempo, assim como a receção de feedback.
3. Tecnologia de gestão da relação com o cliente (CRM)
Esta tecnologia é mais focada no cliente, pois melhora a experiência do consumidor ao recolher o seu histórico e quaisquer problemas que possa ter tido em encomendas anteriores. Existem ainda CRM mais avançados que podem dar mais detalhes sobre o engagement dos clientes nas redes sociais.
4. Ferramentas analíticas
Apesar de, hoje em dia, qualquer empresa ter acesso a muitos dados dos clientes, é preciso saber analisá-los para que os seus negócios consigam beneficiar com essas informações. A cloud veio melhorar o processamento e análise de dados, permitir personalizar a experiência do cliente, identificar fraudes e otimizar os preços. Passa a ser permitido às empresas planear stocks para as épocas em que as vendas atingem picos, pois estas ferramentas preveem as tendências de procura.
5. Soluções de entrega
A última ferramenta está relacionada com processos logísticos, como a gestão e acompanhamento de entregas, de forma que as empresas consigam gerir fluxos de trabalho, reduzir custos e garantir a satisfação dos clientes. Fazem parte destas soluções os prazos de entrega, os mecanismos de seguimento de encomendas em tempo real e um sistema de devoluções.