4 formas de pequenas empresas gerirem os problemas na cadeia de abastecimento e a escassez de trabalhadores
Desde que se iniciou a pandemia que as pequenas empresas têm sido as mais prejudicadas, tendência que provavelmente continuará em 2022.
Segundo a ‘Forbes’, as pequenas empresas estão com dificuldades em arranjar trabalhadores com as qualificações necessárias, por isso muitas tiveram de reduzir os serviços prestados e as horas de funcionamento.
Estes impedimentos têm vindo a prejudicar o otimismo dos proprietários das empresas. Mas não prejudicam só os proprietários, prejudicam também os clientes, que sofrem com encomendas canceladas e atrasos nas entregas. Os cancelamentos e atrasos duplicam com os problemas que a pandemia causou nas cadeias de abastecimento, e mesmo quando as empresas têm acesso às matérias necessárias para os seus produtos, pagam valores extremamente caros por eles devido à escassez.
Deste modo, a ‘Forbes’ sugere algumas dicas para que as pequenas empresas possam continuar a tentar responder às expetativas dos consumidores, apesar de todos os problemas que enfrentam:
- Ser transparentes com os clientes: explicar os problemas que a empresa enfrenta antecipadamente, esclarecendo que pode haver atrasos ou mesmo cancelamentos de encomendas, evitando perdas de clientes no futuro pois foi criada uma relação de confiança e empatia.
- Manter uma comunicação clara com os fornecedores: é importante manter um contacto regular e uma linha de comunicação aberta com os fornecedores de forma a ter atualizações regulares sobre as encomendas da empresa. Esta relação vai criar igualmente uma relação de confiança e empatia.
- Garantir a colaboração dos funcionários: criar uma cultura de colaboração entre funcionários e chefia. Os responsáveis devem reconhecer os esforços dos seus trabalhadores e deixá-los crescer a nível profissional juntamente com o negócio. É importante o ambiente de trabalho ser convidativa onde toda a gente goste de trabalhar. Entre os principais incentivos para uma satisfação da equipa estão a flexibilidade de horários e um aumento dos benefícios e da remuneração.
- Usar um mecanismo de gestão do relacionamento do cliente para gerir os relacionamentos da cadeia de abastecimento: qualquer sistema deste estilo vai ajudar as empresas a gerir qualquer tipo de relacionamento comercial, por isso, para pequenas e médias empresas, uma ferramenta de gestão relacionamento de clientes pode gerir também a relação com fornecedores.