34 países concorrem ao EDP Open Innovation

A edição deste ano do EDP Open Innovation recebeu 210 candidaturas, de 34 países. Trata-se de um projecto de aceleração que junta a EDP e o Expresso e que nesta edição conta, pela primeira vez, com a Beta-i como parceiro de aceleração.

O foco desta edição está em startups dedicadas à inovação no campo da energia e às grandes tendências do sector: descarbonização, descentralização e digitalização. Entre as startups candidatas as áreas mais representadas são as das Energias Limpas, Inovação Digital, Soluções Focadas no Cliente, Redes Inteligentes e Armazenamento de Energia.

“Num olhar mais profundo, podemos perceber que 20% destas startups estão já na fase protótipo, sendo que 19% conseguem já gerar receitas, 8% estão em fase de produto sem clientes e 4% ainda na fase de ideia”, sublinha a EDP em comunicado.

Encerrada a fase de inscrições, o júri irá agora escolher as dez melhores startups, que em Outubro se vão mudar para Lisboa. Na capital, terão a oportunidade de beneficiar de um programa de aceleração, coorganizado pela EDP Starter e pela Beta-i. A melhor equipa será premiada com 50 mil euros, e os três primeiros lugares terão a oportunidade de estar presentes no Web Summit.

«É uma história de sucesso que ao longo de seis edições já ajudou a acelerar as startups participantes e a dar-lhes ferramentas para crescerem. Prova disso é o interesse deste ano de equipas de 34 países, dos Estados Unidos à Macedónia, passando pela Nigéria, assim como das mais distintas áreas da inovação. Será uma sétima edição muito desafiante para todos», explica Luís Manuel, membro do Comité Executivo da EDP Inovação.