20 dicas para o ajudar a dormir quando está (muito) calor

Para acordar com disposição e bom humor é necessário que o corpo descanse o suficiente e, principalmente, que o sono da noite seja de qualidade. Mas, cumprir a meta de dormir pelo menos oito horas por noite torna-se bem mais difícil durante o verão. Com as altas temperaturas, fica quase impossível ir para a cama mais cedo e as pessoas acabam por dormir menos. Para ajudar a combater este problema, o jornal britânico ‘The Independent’ foi ouvir especialistas em sono e deixa 20 dicas que podem melhorar a sua vida durante as próximas noites de verão.

1- Coloque a sua roupa de cama no congelador por alguns minutos (tenha o cuidado de a colocar num saco de plástico). Se não tiver muito espaço pode optar apenas pela sua fronha ou pijama, o que já é uma ajuda.

2- Encha uma garrafa com água fria e passe pelos seus joelhos, tornozelos, pulsos, pescoço, virilha e cotovelos. Pode, também, levá-la para a cama consigo.

3- Hidrate-se antes de dormir com um creme ‘aftersun’ idealmente mantido no congelador.

4- Encha um frasco de perfume vazio com água fria e mantenha-o ao lado da cama para que possa borrifar o rosto, a parte de trás do pescoço e a parte de trás dos joelhos.

5- Use pijamas e lençóis de algodão fino, pois é um material mais respirável.

6- Certifique-se de que não está a comer muita proteína, pois isso pode aquecer o corpo e acelerar o seu metabolismo.

7- Pelo contrário, a comida picante, pelo menos três horas antes de dormir, pode fazer com que o seu corpo transpire e posteriormente arrefeça.

8- Experimente fazer exercício pela manhã e não à noite para impedir que o seu corpo fique muito quente quando se vai deitar.

9- Se preferir tomar banho à noite, mantenha a temperatura da água morna para diminuir a temperatura corporal. Não tome banho com água muito fria, pois o seu corpo também pode reagir à mudança repentina de temperatura preservando o calor.

10- Os especialistas sugerem que no verão as janelas devem estar fechadas durante o dia para manter a casa mais fresca.

11- Desligue todos os dispositivos elétricos no quarto, pois estes emitem calor.

12- Beba água regularmente durante o dia, mas menos à noite. Cerca de meio litro antes de dormir será suficiente para mantê-lo hidratado e evitar que tenha de se levantar e interromper o sono.

13- Se forem dois a partilhar a cama, mantenham alguma distância, pois dois corpos fazem com que o calor duplique.

14- Os especialistas sugerem, no caso de acordar à noite, que esfregue um cubo de gelo na testa para o ajudar a arrefecer.

15- Ponha uma pequena toalha de flanela molhada na testa, depois de a ter colocado por uma hora ou mais no congelador, antes de ir para a cama.

16- Coloque gelo à frente do ventilador de forma a arrefecer o ar.

17- Mantenha os pés arejados durante a noite não os cobrindo ou passando com a garrrafa de água fria.

18- Pode ser, igualmente, uma boa técnica passar por água fria os seus pulsos e pés, antes de ir dormir.

19- Quanto mais baixo estiver a dormir, menos calor vai sentir durante a noite.

20- E quanto menos roupa tiver vestida, por consequência, menos calor vai sentir.

Ler Mais