Niclosamida. Antiparasitário pode evitar danos nos pulmões causados pela Covid-19, aponta estudo

Lesões pulmonares em pacientes com Covid-19 podem ser evitadas com o uso de um medicamento antiparasitário normalmente usado para tratar infeções intestinais por vermes, de acordo com um novo estudo citado pelo ‘Daily Mail’.

Apoiados pela British Heart Foundation, os investigadores usaram tecnologia robótica para examinar mais de três mil medicamentos aprovados para uso contra o novo coronavírus e descobriram que a Niclosamida bloqueia uma proteína que o vírus usa para se replicar.

Os investigadores pretendem agora conduzir um ensaio clínico em humanos para testar os benefícios protetores do medicamento no tratamento do novo coronavírus. “Pessoas com doenças cardíacas e circulatórias correm maior risco de sofrer uma infeção por Covid-19 mais grave”, disse o diretor médico da British Heart Foundation, Metin Avkiran.

“Estamos totalmente empenhados em apoiar os nossos investigadores para direcionar os seus conhecimentos, de forma a ajudar a encontrar novos tratamentos”, afirmou o especialista. “Este estudo não só revelou um processo pelo qual o vírus danifica as células pulmonares, como também identificou um fármaco que pode bloquear esse processo”, acrescentou.

Ainda assim, Avkiran ressalva que “são necessárias mais pesquisas para determinar os benefícios do medicamento no tratamento de pacientes com Covid-19 e para explorar se este também poderia travar processos perigosos em outras células que levam a coágulos sanguíneos, que frequentemente se desenvolvem numa infeção mais grave”.


Artigos relacionados
Comentários
Loading...