Esta quarta-feira permita-se sentir algum ‘alívio’ nas temperaturas extremas que têm varrido Portugal continental nos últimos dias: isto porque, de acordo com o site ‘Luso Meteo’, haverá uma enfraquecimento do Anticiclone dos Açores, o que permitirá a entrada de ar marítimo, ou seja, mais fresco e mais húmido.
Assim, de acordo com os especialistas, pode contar hoje com nevoeiros no litoral, com tempo abafado e pouco vento – se desejar ir à praia, saiba que pode esperar nuvens, mas também água do mar mais quente.
Haverá quatro distritos da geografia do continente (Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda) que hoje e amanhã vão ter temperaturas próximas dos 40 graus Celsius.
Portugal mantém-se em risco muito elevado de incêndio, pelo que o aumento da humidade relativa no litoral Norte e no Centro e Sul – humidade noturna – poderá permitir condições melhores para o combate a incêndios. No entanto, no Interior Norte, as condições de humidade e temperatura continuam a favorecer o crescimento das chamas.
Segundo o IPMA, para esta quarta-feira conte com “tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado na costa sul do Algarve, em especial no barlavento, até meio da tarde”, assim como “vento em geral fraco predominando do quadrante leste, tornando-se do quadrante oeste durante a tarde, soprando por vezes moderado (até 30 km/h) nas terras altas”. Os meteorologistas indicaram ainda a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira”, e a “subida da temperatura máxima no Minho e Douro Litoral”.
Assim, hoje deve tomar atenção ainda à presença de poeiras em suspensão, em concentração baixa a moderada.
Se viver na região da Grande Lisboa, espere “tempo quente com céu geralmente limpo”, além de “vento em geral fraco predominando do quadrante oeste” e a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro na faixa costeira”. Se estiver na região do Grande Porto, conte com “tempo quente com céu pouco nublado ou limpo” e “vento fraco”. Mais: “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro na faixa costeira” e uma “subida da temperatura máxima”.














