Nasceram 30.823 empresas em Portugal até final de setembro. Crescimento é de 9.1%

Até ao final do terceiro trimestre de 2021 foram criadas em Portugal 30 823 novas empresas, um valor 9,1% superior ao que se registou no mesmo período de 2020, mas ainda -18,9%% abaixo de 2019.

André Manuel Mendes

Até ao final do terceiro trimestre de 2021 foram criadas em Portugal 30 823 novas empresas, um valor 9,1% superior ao que se registou no mesmo período de 2020, mas ainda -18,9%% abaixo de 2019.

De acordo com os dados divulgados hoje do Barómetro da Informa D&B, já há setores com registos acima ou muito próximos dos pré-pandémicos, como as Atividades imobiliárias (+2,5%), Agricultura e outros recursos naturais (+1,1%) ou as Tecnologias de informação e comunicação (-0,4%).

Já os setores dos Transportes (-59%), Alojamento e restauração (-31%) e Serviços gerais (-30%) são os setores que mostram ainda uma maior distância face aos valores de 2019.

No que respeita aos subsetores, estes mostram as maiores fragilidades e oportunidades. “Nos subsetores da ‘compra e venda’ das Atividades imobiliárias, ‘Retalho generalista’ (sobretudo supermercados) e ‘Retalho outros’ (onde se destaca o comércio online) as empresas criadas em 2021 já ultrapassam em mais de uma centena as que foram constituídas em 2019”, explica o comunicado,

Nos Transportes, o subsetor da distribuição regista um grande crescimento com a criação de 190 novas empresas em 2021, mais 30 do que em 2019.

Continue a ler após a publicidade

Pelo lado negativo, alguns subsetores mostram uma dinâmica ainda muito aquém de 2019, como os transportes terrestres, saúde, desporto e bem-estar, educação e cultura, serviços turísticos, alojamento e restauração.

No que respeita a encerramentos e insolvências, estes mantêm-se com pouca atividade, registando valores inferiores a 2019, sobretudo devido às medidas de apoio que o Estado português colocou à disposição das empresas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.