A NASA vai tomar uma decisão neste fim de semana sobre se permitirá que os dois astronautas deixem a Estação Espacial Internacional a bordo de uma nave espacial da Boeing Co., encerrando semanas de especulação sobre a sua viagem de regresso à Terra.
A cápsula Starliner da empresa aeroespacial tem sido afetada por problemas como falhas no propulsor e fugas de hélio desde o lançamento, a 5 de junho, levantando dúvidas sobre a sua capacidade de completar a missão tripulada de ida e volta.
“O administrador da NASA, Bill Nelson, e a liderança vão realizar uma revisão interna da preparação do voo de teste da agência este sábado, 24 de agosto, para o teste de voo da tripulação da Boeing da NASA”, referiu em comunicado a NASA, que fará uma conferência de imprensa onde revelará estes planos.
Aquela que seria uma visita de uma semana à ISS, já se passou quase três meses desde a viagem de ida, sem que se tivesse garantido o regresso de Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams a bordo da Starliner.
No início deste mês, a agência disse que estava já em negociações com a SpaceX sobre a possibilidade de dar aos astronautas dois assentos a bordo de uma futura missão Crew Dragon. Enquanto a NASA se certificava de que a opção estava disponível, continuou a pedir à Boeing dados para provar que a Starliner é segura para viajar de volta à Terra. As baterias da Starliner não durarão para sempre, no entanto, e a agência precisa tomar uma decisão em breve














