Multimilionário diz que sanções contra a Rússia estão a fazer o Ocidente “sofrer”

O multimilionário norte-americano Ray Dalio disse que as sanções aplicadas pelo Ocidente e pelos Estados Unidos prejudicaram os próprios países, acrescentando que até pioraram a posição de Washington na política internacional.

Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, explicou ainda que essa reação tem a ver com o facto de outros países terem ficado com medo de investir em títulos norte americanos.

“O Ocidente também está a sofrer com essas sanções. Outros estados estão a libertar-se agressivamente dos títulos do governo dos EUA, pois temem ser tratados da mesma maneira que a Rússia. Isso muda o equilíbrio de poder em todo o mundo.”

Para além disso, acrescentou que as medidas para prejudicar a Rússia foram ineficazes e não cumpriram os objetivos pretendidos.

“As sanções são a única arma que os EUA podem usar. Até agora, mesmo de acordo com as estimativas mais agradáveis ​​para nós, o declínio do PIB russo não excede 15%. Isso não é suficiente, a população vai aguentar. Putin terá problemas para permanecer no poder quando a economia encolher mais, digamos 40%”, concluiu à publicação.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.