Mudanças no Código do Trabalho: Empresas podem recorrer a ferramentas de gestão para lidar com maior flexibilidade laboral

O Governo português está a estudar alterações ao Código do Trabalho que poderão permitir aos colaboradores “comprar” dias de férias e flexibilizar a duração do horário semanal, com redução proporcional do salário.

Executive Digest
Setembro 12, 2025
11:57

O Governo português está a estudar alterações ao Código do Trabalho que poderão permitir aos colaboradores “comprar” dias de férias e flexibilizar a duração do horário semanal, com redução proporcional do salário. O objetivo destas medidas é melhorar a conciliação entre vida profissional e pessoal, reduzir a rigidez da legislação e aumentar a competitividade das empresas.

Mas estas alterações trazem desafios para a gestão de recursos humanos. As empresas terão de reorganizar o trabalho, gerir potenciais impactos na produtividade e assegurar que todos os colaboradores sejam tratados de forma justa, evitando desigualdades.

É neste contexto que soluções de Workforce Management (WFM) podem assumir um papel decisivo. A SISQUAL® WFM sublinha que a tecnologia pode ajudar as empresas a implementar estas medidas de forma eficaz, garantindo conformidade legal, planeamento otimizado e equilíbrio entre objetivos operacionais e novas expectativas dos colaboradores.

“Com a eventual introdução de medidas como a compra de dias de férias e a redução voluntária do horário de trabalho, as empresas enfrentam o desafio de adaptar os seus modelos de organização, garantindo simultaneamente o cumprimento legal, a produtividade e a satisfação das suas equipas. Mais importante, sem comprometer os serviços prestados. É aqui que entram as ferramentas de Workforce Management (WFM)”, começa por comentar José Pedro Fernandes, Vice-Presidente da SISQUAL® WFM.

Estas soluções permitem gerir de forma centralizada horários, férias, folgas e turnos, incluindo a construção de escalas que respeitam regras contratuais e legais, mesmo num cenário de maior flexibilidade. Com plataformas WFM, os colaboradores podem solicitar dias de férias diretamente no sistema, enquanto os gestores acompanham, em tempo real, o impacto dessas decisões nos recursos disponíveis.

Além disso, as ferramentas promovem transparência e autonomia, permitindo que os colaboradores consultem horários, saldos de férias e ausências, ao mesmo tempo que a empresa garante que todas as decisões estão documentadas e em conformidade com a legislação laboral.

“Independentemente da direção que a legislação venha a tomar, as empresas vão precisar de ferramentas que lhes permitam adaptar-se rapidamente às novas exigências sem comprometer a operação. A nossa missão na SISQUAL® WFM é precisamente essa: dar às organizações o controlo e a agilidade de que necessitam para responder às mudanças legais, promovendo também uma melhor qualidade de vida no trabalho”, adiciona José Pedro Fernandes.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.