Os portugueses contam até ao momento com as ofertas comerciais da Caixa Geral de Depósitos, BPI e do Santander, de suspender o pagamento de capital nos empréstimos pessoais, assim o solicitem. Mas estas ofertas têm características muito diferentes da moratória do Governo para os créditos à habitação, nomeadamente no que diz respeito ao aumento das prestações no final dos seis meses, segundo análise do Público.
A moratória do Governo limita-se, no caso das famílias, apenas ao crédito à habitação própria permanente, e consiste numa suspensão total das prestações durante seis meses. Excluindo assim o crédito pessoal e ao consumo.
Os bancos que pretendem apoiar os clientes afectados pela pandemia estão a disponibilizar a suspensão temporária de apenas uma das componentes das prestações dos empréstimos pessoais. Na prática, os clientes podem deixar de pagar a fatia correspondente à amortização de capital, habitualmente a parte mais significativa, continuando a pagar os juros.
Nesta proposta dos bancos ou na do Governo para os empréstimos da casa, não há qualquer perdão de juros ou de capital, e o que não é pago agora terá de o ser no futuro.
Na moratória para o crédito pessoal, que no caso do BPI inclui expressamente o crédito automóvel, o capital que não é pago durante seis meses será diluído no montante em dívida. Ou seja, findo o prazo da moratória, os clientes vão passar a pagar uma prestação ligeiramente mais alta.
Na prática, os pedidos de suspensão de capital propostos pelos bancos deverão ser bem avaliados pelas famílias, tendo em conta o aumento das prestações no futuro. Decidindo depois se é, ou não, uma boa solução para os clientes que sofrem ou vão sofrer uma diminuição de rendimentos no âmbito da pandemia.
Nos referidos bancos, a moratória será permitida aos clientes que têm empréstimos em dia, e dependerá sempre da avaliação do banco, quando na moratória do crédito à habitação definida pelo Governo a sua aplicação é obrigatória em relação aos clientes que cumpram os critérios estabelecidos.














