Ministério das Finanças recebe esta tarde ação de protesto de dirigentes sindicais

STAL e FIEQUIMETAL exigem uma reunião de urgência com o secretário de Estado do Tesouro e o retomar do processo negocial com o Gurpo Águas de Portugal (AdP)

Francisco Laranjeira

O STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins) e a FIEQUIMETAL (Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas) promovem, esta quarta-feira, entre as 14 e as 18 horas, uma ação de protesto de dirigentes, delegados e ativistas sindicais junto do Ministério das Finanças, em Lisboa, para exigir uma reunião, com caráter de urgência, com o secretário de Estado do Tesouro e o retomar do processo negocial com o Gurpo Águas de Portugal (AdP).

Segundo os órgãos sindicais, “a AdP lucrou 83,3 milhões de euros em 2021 (+6% face ao ano anterior), e mais de 400 milhões de euros nos últimos 10 anos. Em contraste, a situação dos trabalhadores é muito difícil, em face dos baixos salários, vínculos precários e a falta de pessoal, situação agravada pelo brutal agravamento do custo de vida”, pôde ler-se no comunicado no site oficial da STAL.

“Aliás, os trabalhadores da AdP – os que garantem o tratamento e abastecimento de água – nem a mísera atualização salarial de 0,9% (imposta, este ano, pelo Governo PS à Administração Pública) receberam, mantendo, na sua maioria, salários ao nível do salário mínimo nacional, e sem carreiras e categorias profissionais valorizadas”, finalizou.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.