Mineiras disparam 60% em bolsa no ano em que o preço do ouro já bateu recordes

2020 caminha para ser um dos melhores anos na história das empresas mineiras de ouro, que estão em plena ascensão com o metal precioso a protagonizar momentos únicos no mercado das ‘commodities’.

A assinalável escalada do ouro, que acaba ultrapassar a barreira psicológica dos 2 mil dólares por onça, já permitiu que estas empresas se valorizassem em bolsa, em média, cerca de 60%, com alguns casos de capitalização acima dos 500 milhões de dólares, noticia o ‘elEconomista’.

As mineiras de ouro estão a tirar proveito desta situação ímpar. Das 38 empresas deste segmento que a FactSet reúne com uma capitalização superior a 500 milhões de dólares, 23 têm recomendação de compra e 14 de retenção, com um potencial global de subida de 10,3%.

A que mais se valorizou em 2020 é a canadiana Aura Minerals, que capitaliza cerca de 600 milhões de dólares, com um aumento de 675%. Seguem-se as concorrentes Teranga Gold Corporation, uma das dez maiores do setor, com capitalização de 1.695 milhões, e a Great Bear Resources, de menor porte, com mercado de 554 milhões, que cresceu mais de 100% no ano.

Os investidores não param de procurar refúgio no ouro, receando que uma segunda vaga da pandemia do novo coronavírus agrave os efeitos negativos que já se fazem sentir e frustre o início de uma recuperação, esperada, por alguns analistas para o terceiro trimestre. A este cenário, acresce a incerteza em torno das eleições presidenciais dos EUA, nas quais o candidato democrata Joe Biden tem vindo a ganhar terreno sob Trump.

Mas as dúvidas crescentes sobre um cenário mais negativo sobre a evolução da Covid 19 e a necessidade de governos e bancos centrais serem forçados a injetar mais dinheiro no sistema foram determinantes para que os investidores se tenham concentrado no ouro.

O metal precioso já subiu mais de 30% no ano, chegando a 2.050 dólares a onça no meio da sessão, e algumas consultoras, como a Goldman Sachs, não descartam que possa manter esta tendência de alta e chegar a 2.300 dólares, caso novas medidas de estímulo tenham de ser implementadas. Também os  baixos rendimentos da dívida norte-americana podem levar os investidores a aumentar, ainda mais, as suas compras do metal, aproveitando o dólar fraco.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...