Microsoft junta-se a publishers europeus contra Google e Facebook

A Microsoft vai ajudar os publishers europeus a lançar um sistema semelhante ao proposto pela Austrália no sentido de cobrar a gigantes tecnológicas como Google ou Facebook sempre que conteúdos noticiosos forem partilhados nas suas plataformas. Segundo avança o Financial Times, esta é uma jogada forte da Microsoft no sentido de se alinhar com a indústria dos media, por um lado, e de explorar as dificuldades das rivais norte-americanas, por outro.

A Microsoft poderá encontrar nesta parceria também uma forma de promover o seu próprio motor de busca. Segundo a tecnológica, o Bing apresenta-se como uma alternativa ao Google, por exemplo, com políticas de direitos de autor mais justas para os meios de comunicação.

A mesma publicação adianta que a Mucrosoft irá trabalhar com quatro grupos de lobby da Europa no desenvolvimento de uma solução de pagamentos destinada a players de grandes dimensões e que dominam o mercado. Euopean Publishers Council e News Media Europe são duas das organizações a colaborar com a Microsoft, às quais se juntam duas associações de revistas e jornais.

«É crucial que os nossos reguladores reconheçam este problema-chave e que não se deixem enganar», afirma Christian Van Thillo, presidente do European Publishers Council, sublinhando que acordos independentes com cada empresa não é a mesma coisa. «Todos os publishers devem ter um acordo – ninguém deve ser deixado de fora.»


Comentários
Loading...