Os serviços de Inteligência do Reino Unido lançaram um portal na dark web com o objetivo de facilitar o recrutamento de espiões e, assim, fortalecer a segurança nacional, um projeto cujos principais objetivos incluem o recrutamento de informantes russos.
A plataforma de mensagens ‘Silent Courier’ tem por objetivo ajudar o serviço de Inteligência estrangeiro, conhecido como MI6, a recrutar agentes, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, que garantiu que vai procurar recrutar pessoal na Rússia e em outras partes do mundo.
A secretária dos Negócios Estrangeiros britânica, Yvette Cooper, enfatizou em comentários antes do lançamento de Silent Courier que “a segurança nacional é o primeiro dever de qualquer Governo e a pedra angular do plano de mudança do primeiro-ministro [Keir Starmer]”, informou a ‘BBC’.
“À medida que o mundo muda e as ameaças que enfrentamos se multiplicam, precisamos garantir que o Reino Unido esteja sempre um passo à frente de nossos adversários”, salientou Cooper. “Estamos agora a reforçar os esforços com tecnologia de ponta para que o MI6 possa recrutar novos espiões para o Reino Unido, na Rússia e em todo o mundo.”
O anúncio oficial do lançamento da plataforma será feito esta sexta-feira pelo chefe cessante do MI6, Richard Moore, durante um discurso em Istambul, na Turquia, no qual vai enfatizar que “a porta virtual está aberta” para aqueles que desejam colaborar com esses esforços a partir do Reino Unido.
As instruções sobre como usar o portal ‘Silent Courier’ estarão disponíveis publicamente no canal do MI6 no YouTube. O Reino Unido recomenda que os interessados em aceder ao sistema o façam por meio de VPNs confiáveis e dispositivos que não estejam vinculados à sua identidade.













