México chega a acordo com EUA para deportar migrantes das suas fronteiras: cidades americanas declaram estado de emergência devido ao aumento de travessias ilegais

Travessias de migrantes ao longo da fronteira Estados Unidos-México estão a aumentar, tendo ultrapassado os 8.600 num período de 24 horas esta semana

Francisco Laranjeira
Setembro 25, 2023
13:41

O México chegou a acordo com os Estados Unidos para deportar os migrantes nas suas cidades fronteiriças para os respetivos países de origem, comprometendo-se a tomar várias medidas para dissuadir novos migrantes. As autoridades mexicanas reuniram-se com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos na passada sexta-feira em Ciudad Juárez, no México, devido ao mais recente aumento nas travessias ilegais para os Estados Unidos, garantiu a ‘CNN’.

Assim, o México concordou em ‘aliviar’ as suas cidades fronteiriças no norte, perto das cidades americanas de El Paso, San Diego e Eagle Pass, no Texas, onde o autarca local declarou estado de emergência.

As travessias de migrantes ao longo da fronteira Estados Unidos-México estão a aumentar, tendo ultrapassado os 8.600 num período de 24 horas esta semana, segundo indicou um funcionário do Departamento de Segurança Interna – este é um número superior às cerca de 3.500 detenções diárias na fronteira, após a expiração do Título 42, em maior último.

Os setores mais movimentados são Del Rio, El Paso, Lower Rio Grande Valley e Tucson, com cada um a registar mais de mil encontros em apenas 24 anos: há cerca de 6.500 migrantes sob custódia em El Paso. “Chegámos ao que consideramos um ponto de rutura neste momento”, indicou o autarca local. A cidade recebe mais de 2 mil migrantes todos os dias, sendo que a cidade prepara-se para um “grande influxo” nos próximos dias.

De acordo com as autoridades do México, o país está a lidar com os seus próprios desafios face ao recente aumento do fluxo migratório: está a receber cerca de 6 mil migrantes diariamente na fronteira sul, metade dos quais de países da América Central.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, pretende reunir-se com o presidente americano, Joe Biden, em Washington, em novembro, para discutir a migração, juntamente com o tráfico de drogas e armas de fogo.

No acordo, o México comprometeu-se a tomar 15 ações, algumas em coordenação com a Alfândega e Proteção de Fronteiras e a Ferromex, que inclui a deportação de migrantes para os seus países de origem por via terrestre e aérea. Vai também realizar negociações com os governos da Venezuela, Brasil, Nicarágua, Colômbia e Cuba para confirmar a chegada dos seus cidadãos deportados da fronteira EUA-México. O México deportou mais de 788 mil migrantes para os seus países de origem em 2023.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.