Os mercados europeus abriram em baixa esta quarta-feira, seguindo a tendência registada pelas ações asiáticas e pelos futuros dos EUA, enquanto os traders se preparam para a publicação das últimas atas da FOMC esta tarde.
O aperto das condições monetárias continua a ser o principal impulsionador do mercado, pressionando o apetite pelo risco, já que os mercados de ações registaram o seu pior desempenho desde o início do ano.
Os investidores continuam a precificar as condições monetárias de forma negativa, à medida que se acumulam as apostas de aumentos de juros mais altos e um processo de aperto mais longo.
O STOXX-50 está mais baixo em todos os setores hoje, com os piores desempenhos a serem registados por imóveis, materiais básicos e ações cíclicas de consumo, deixando o benchmark logo acima do limite inferior do canal de alta em 4.215 pontos.
Uma quebra seria significativamente ameaçadora para a tendência de alta de curto prazo e provavelmente iria consolidar o mercado para a negociação em intervalo ou até mesmo uma correção de baixa mais profunda para 4.095,0 pontos e 4.030 pontos por extensão.
Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades














