Ao longo dos próximos cinco anos, a Mercadona pretende investir mais de 140 milhões de euros naquillo a que chama a Estratégia 6.25. Em traços gerais, trata-se de um plano que visa reduzir o plástico utilizado pela cadeia espanhola e que abrange já uma loja em Portugal: em Matosinhos, o supermercado Mercadona já está adaptado ao conceito 6.25.
Ao todo, são já 72 as lojas transformadas em Lojas 6.25, onde já é possível verificar algumas novidades. A ideia é apresentar alterações e perceber qual o feedback inicial, tendo já sido recolhidas mais de 1.300 sugestões e opiniões de clientes e trabalhadores.
Em concreto, são três os grandes objectivos da companhia até 2025: reduzir em 25% o plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico.
Para garantir que os objectivos da empresa são cumpridos, a Mercadona criou uma equipa de trabalho multidisciplinar dedicada a identificar e definir as mudanças que deverão ser implementadas nos diferentes processos da cadeia de montagem – desde a definição das embalagens do futuro à coordenação com os fornecedores, adaptação das lojas, gestão de resíduos, logística, entre outros.
Das seis acções previstas pela Mercadona, duas delas centram-se na eliminação dos sacos de plástico de uso único em todas as secções, bem como dos descartáveis de plástico de uso único. Esta mudança já começou a ser implementada este ano, segundo aponta a empresa em comunicado.
Segue-se uma terceira acção, a realizar-se até 2025, que implica reduzir em 25% o uso de plástico nas suas embalagens, eliminando o que não acrescenta valor, substituindo-o por outros materiais e incorporando plástico reciclado. A quarta medida, por seu turno, passa por garantir que todas as embalagens de plástico que permanecem são.
A quinta acção envolve outro compromisso por parte da Mercadona: reciclar 100% dos resíduos de plásticos das lojas físicas. Por fim, a cadeia de supermercados assegura que irá ajudará os seus clientes a reciclar, fornecendo-lhes informações úteis através de pictogramas indicativos.



