A cadeia de supermercados Mercadona terá gerado um volume de vendas de 4.422 milhões de euros em toda a cadeia de produção desde o início da sua atividade em Portugal, em 2019, segundo um estudo hoje divulgado.
O estudo, elaborado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e pelo Ivie – Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas, estima ainda que o impacto económico da atividade da cadeia de supermercados entre 2019 e 2022 foi de 1.296,8 milhões de euros em termos de rendimentos.
No período em análise, terão sido “gerados 726,5 milhões de euros em impostos para a economia portuguesa e criados 55.655 postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos (duração anual equivalente)”.
De acordo com os dados, por cada euro de rendimento gerado em loja, são gerados nove euros para a economia portuguesa, enquanto a criação de um posto de trabalho na empresa representa 5,3 no país. A nível de impacto fiscal, “cada euro efetivamente suportado pela Mercadona traduz-se em 14,5 euros de receita fiscal para os diferentes níveis das administrações públicas portuguesas”.














