A Ookla divulgou o seu H1 2025 Connectivity Report sobre o estado das redes móveis e fixas em Portugal, com base em dados da Speedtest, revelando os operadores que se destacaram no primeiro semestre do ano.
De acordo com o relatório, a MEO registou a melhor rede 5G entre os fornecedores nacionais, alcançando uma velocidade mediana de download de 251,02 Mbps e de upload de 23,09 Mbps.
No segmento fixo, a Vodafone foi considerada o ISP mais rápido em Portugal, com uma velocidade mediana de download de 229,63 Mbps e de upload de 103,83 Mbps. A operadora destacou-se ainda na experiência de vídeo e de jogos online, liderando entre os principais prestadores de serviços de internet do país.
A nível de desempenho, o relatório aponta diferenças entre cidades. O Porto apresentou a velocidade média de download móvel mais rápida entre as cidades mais populosas de Portugal, registando 197,28 Mbps. Lisboa ficou em segundo lugar, seguida por Vila Nova de Gaia, em terceiro. No outro extremo da escala, Viseu apresentou a velocidade média de download móvel mais lenta, com 97,39 Mbps, seguida por Almada e Setúbal. A NOS foi a operadora mais rápida entre as três cidades.
Por região, Lisboa apresentou a velocidade média de download móvel mais rápida entre as regiões de Portugal, registando 150,26 Mbps. O distrito do Porto ficou em segundo lugar, seguido pela Madeira em terceiro. No outro extremo da escala, o distrito da Guarda apresentou a velocidade média de download móvel mais lenta, com 51,1 Mbps, seguido pelos distritos de Beja e Viseu. A NOS volta a ser a operadora mais rápida em sete regiões.













