Menores de 16 anos deixarão de poder utilizar o WhatsApp

Com a próxima actualização, a aplicação terá uma funcionalidade que bloqueará as contas de menores de 16 anos.

A próxima actualização do WhatsApp (2.19.222), terá uma funcionalidade que eliminará os menores de 16 anos da aplicação de mensagens. Actualmente esta é a idade mínima permitida nos seus Termos & Condições para a região da Europa, de acordo com a WABetaInfo. No resto do mundo, a idade mínima é de 13 anos.

De momento ainda não é claro como é que a aplicação fará este filtro, de forma a banir os menores. Uma das soluções poderá passar por necessitar de um comprovativo de idade baseado no número de telefone, mas ainda não são conhecidos pormenores.

A idade mínima para utilizar o WhatsApp foi estabelecida há muito tempo: a última actualização dos Termos & Condições data de 2018, mas já no documento de 2012 foi especificado que a aplicação só poderia ser usada por pessoas com mais de 16 anos de idade. Em 2016, foi reduzido para 13 anos, mas na Europa a idade voltou a subir para 16, com a actualização mais recente.

Existem muitas aplicações utilizadas por menores que saltam a restrição sem que as empresas façam muita coisa, além de deixar a responsabilidade nas mãos dos utilizadores. O Twitter, por exemplo, bloqueia automaticamente qualquer conta que mude a sua data de nascimento para o ano 2007 ou inferior, pois isso significa ter menos de 13 anos.

Assim, resta saber como o WhatsApp verificará a idade de seus 500 milhões de utilizadores activos diários.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Marcas vão gastar até 15 mil milhões em Marketing de Influência
Automonitor
Como saber se o carro tem o conta-quilómetros martelado?