Megxit: faz sentido um líder abandonar as suas responsabilidades?

O afastamento do príncipe Harry e de Meghan Markle da coroa britânica – decisão apelidada informalmente de Megxit – está a gerar opiniões contrárias entre quem assiste: por um lado, o historiador Hugo Vickers afirma à BBC que se trata de uma escolha triste; por outro, a colunista Afua Hirsch fala no mais significativo acto de liderança real.

Já Bruce Weinstein, escritor e colaborador da Forbes, tende a concordar com a visão mais positiva desta decisão. Segundo o especialista em ética, existem pelo menos três bons motivos para um líder abandonar as suas responsabilidades. Uma delas está relacionada com uma mudança de valores, que faz com que o líder e a instituição que representa já não estejam alinhados.

Outro bom motivo será uma doença que não permita o desempenho de funções adequadamente. Por fim, líderes que saibam que existe a probabilidade de serem afastados da sua posição também poderão antecipar essa mudança.

Regressando ao caso dos duques de Sussex, Bruce Weinstein sublinha que Meghan e Harry decidiram afastar-se de um papel mais senior na família real britânica e conquistar independência financeira. Garantem, no entanto, continuar a apoiar a rainha, embora tencionem dividir o seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte.

Na base desta decisão estará um desfasamento entre o que a coroa representa e aquilo que o casal real quer para o seu futuro. Nesse sentido, será benéfico afastarem-se, invocando a primeira razão apontada por Bruce Weinstein.

Quanto ao segundo motivo, Steve Jobs poderá ser um dos casos mais conhecidos: a 24 de Agosto de 2011, o co-fundador da Apple anunciava que não continuaria no cargo de CEO da tecnológica por já não conseguir cumprir os seus deveres.

Por fim, o colaborador da Forbes aponta para Richard Nixon, que abdicou da presidência dos Estados Unidos da América após o escândalo de Watergate. Já com o processo de destituição em curso e ciente de que seria expulso da Casa Branca, Richard Nixon decide sair pelo seu próprio pé.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
O segredo para um anúncio de sucesso com 6 segundos é…
Automonitor
Hyundai Kauai bate recorde do GUINESS… na Índia