Médicos preocupados com nova complicação que pode estar relacionada à Covid-19

A infecção pelo novo coronavírus pode causar uma doença chamada tiroidite subaguda,  de acordo com um estudo publicado no “The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism”, que relata o primeiro caso conhecido.

«Comunicámos o primeiro caso de tiroidite subaguda após a infecção pela SARS-CoV-2», explicou Francesco Latrofa, médico do Hospital Universitário de Pisa, em Itália, advertindo que «os médicos devem ser alertados».

Trata-se de uma condição inflamatória que resulta no inchaço da glândula da tiroide, caracterizada por fortes dores no pescoço, que se crê que seja provocada por uma infecção viral ou por uma reacção inflamatória pós-viral.

Os médicos descobriram a condição ao tratarem uma jovem de 18 anos, infectada por Covid-19 pelo pai. A mulher havia já sido declarada curada pelas autoridades de saúde, tendo testado negativo ao novo coronavírus. No entanto, começou a ter alguns sintomas, incluindo dores no pescoço e na tiróide, bem como febre e aumento do batimento cardíaco.

«Devido à associação cronológica, o SARS-CoV-2 pode ser considerado como sendo culpado pela incidência da tiroidite subaguda», concluiu Francesco Latofa.

Recorde-se que, a Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a actualizar, na quarta-feira, a lista de sintomas do novo coronavírus. Além da febre e tosse seca, aos quais se juntam sintomas menos frequentes como diarreia e perda de paladar e de olfacto, os especialistas da OMS acrescentaram mais dois à lista: dificuldades na fala e nos movimentos.

Já no início desta semana, recorde-se que o Reino Unido adicionou à lista de sintomas a perda de olfacto e paladar, depois de investigadores do King’s College, em Londres, terem analisado os sintomas de mais de 1,5 milhões de pessoas no país, que crêem estar infectadas com Covid-19.

Entre os sintomas do novo coronavírus, a OMS inclui ainda fadiga, dores de cabeça, congestão nasal, dor de garganta, conjuntivite, erupções cutâneas, formigueiro ou, entre outros, mudanças de cor nos dedos das mãos e pés.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a pandemia de Covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infectou mais de 5,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler Mais
pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...