Mau tempo: mais de 45 mil clientes da E-Redes estão sem eletricidade

As falhas de eletricidade começaram “por volta das 4 horas em todo o país, mas com maior impacto no Norte e Centro”, salientou, sendo que às 9 horas havia mais de 60 mil casas e empresas sem luz

Executive Digest
Novembro 5, 2025
12:18

O mau tempo que assola Portugal deixou cerca de 45 mil clientes, famílias e empresas sem eletricidade: as regiões mais afetadas, apontou a rádio ‘Renascença’, são Santarém, Portalegre e Castelo Branco.

A situação verifica-se desde a madrugada, mas Pedro Marques, responsável da gestão da rede de distribuição da E-Redes, assegurou a “evolução positiva” verificada esta manhã. “Ainda é um pouco cedo para estimar o tempo total de reposicionamento”, adiantou o responsável, assegurando estarem “500 operadores de norte a sul do país a trabalhar para resolver estes impactos o mais rapidamente possível”.

As falhas de eletricidade começaram “por volta das 4 horas em todo o país, mas com maior impacto no Norte e Centro”, salientou, sendo que às 9 horas havia mais de 60 mil casas e empresas sem luz.

Esta quarta-feira todos os distritos de Portugal Continental estão em aviso laranja, à exceção de Bragança.

Portugal continental está a ser afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, provocando chuva, trovoadas e vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê para hoje chuva que será “por vezes forte e acompanhada de trovoada”, em especial durante a passagem da frente e até ao final da manhã, motivo pelo qual foi emitido aviso laranja para chuva e aviso amarelo para trovoada (que terminam às 09:00 e em alguns distritos às 12:00).

“Gradualmente, a partir da tarde, com o pós-frontal, espera-se que a chuva, já em regime de aguaceiros, continue a afetar todo o território, embora com maior intensidade e frequência no litoral das regiões norte e centro. Neste período, ainda continuam a existir condições para ocorrência de trovoada e os aguaceiros poderão ser de granizo, sobretudo nas regiões referidas”, indica o IPMA num comunicado.

O vento prevê-se que sopre “forte com rajadas” entre a tarde de hoje e o início da manhã de quinta-feira.

Durante a passagem da frente fria, as rajadas poderão atingir 80 quilómetros por hora no litoral e 110 quilómetros por hora nas terras altas das regiões norte e centro, estando em vigor aviso amarelo de vento para estas zonas.

O IPMA prevê ainda aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas do quadrante oeste de quatro a cinco metros, podendo temporariamente atingirem entre os cinco a seis metros entre a noite de hoje e a madrugada de quinta-feira.

Foi emitido aviso laranja de agitação marítima para esse período.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.