Mau tempo: IPMA alerta para chuvas fortes nas próximas 24 horas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deve prolongar o aviso amarelo de previsão de chuva forte em Portugal por mais 24 horas, uma vez que esta situação vai manter-se pelo menos até amanhã à tarde.

Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, explica à Executive Digest que Portugal tem atualmente nove distritos do continente sob aviso amarelo devido às chuvas fortes, que vigora até às 21h desta quarta-feira, e deverá ser prolongado por mais 24 horas.

«Emitimos avisos de chuva forte essencialmente para a região Sul, mais os distritos de Coimbra e de Leiria, que terminam por volta das 21h», refere sublinhando que «a situação irá continuar com bastante instabilidade nas próximas 24 horas, o que significa que muito provavelmente os avisos serão prolongados».

A responsável ressalva contudo que se espera que durante a noite haja «uma diminuição ligeira da atividade». «Não quer dizer que não continue a ocorrer localmente esta precipitação mais intensa, mas diminui ligeiramente», adianta referindo que de madrugada, a partir das 3h da manhã «poderá novamente haver um aumento da atividade, que deverá manter-se até à tarde» de quinta-feira.

Ângela Lourenço explica que esta precipitação intensa se deve a «uma região depressionária que está a oeste/sudoeste da Península Ibérica e por isso afeta toda a península, mas em particular a região Sul e Sudoeste, apanhando Portugal e também uma parte de Espanha».


Artigos relacionados
Comentários
Loading...