A previsão meteorológica indica que esta terça-feira será marcada por condições adversas em grande parte de Portugal, com uma frente de forte atividade associada a um ciclone. O dia será de chuva generalizada, vento intenso e agitação marítima.
Segundo a Luso Meteo, o céu estará “muito nublado ou encoberto, com abertas ao final do dia”, e são esperados períodos de chuva desde o final da madrugada, por vezes fortes, podendo surgir inclusive trovoadas em algumas zonas. A chuva deverá dar lugar, a partir da tarde, a aguaceiros, com uma descida das temperaturas — ao final do dia poderá haver neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
O vento soprará de sudoeste, moderado a forte (30 a 45 km/h), e pode intensificar-se no litoral Norte e nas terras altas, com rajadas que podem atingir 90 km/h e, pontualmente, 100 a 110 km/h no Minho e zonas elevadas. No litoral Centro e terras altas do Centro e do Sul, esperam-se rajadas até 75 km/h, com uma ligeira redução durante a tarde.
Quanto às temperaturas, não deverão variar muito ao longo do dia, mas há previsão de descida pela noite: máximas entre 13 e 18 ºC na maioria do país, por exemplo 16–17 ºC no Porto, 18 ºC em Lisboa e 19–20 ºC no Algarve.
O mar estará muito agitado: na Costa Ocidental prevê-se ondas com mais de 6 metros, com a água a rondar os 15–17 ºC. No Sul, na Costa do Algarve, as ondas poderão atingir 1 a 2 metros e a água do mar 18 ºC.
Situação de risco e recomendações
Esta frente de forte atividade climatérica originou avisos de risco emitidos pelo IPMA, devido à combinação de chuva intensa, vento forte e agitação marítima — especialmente nas zonas do litoral Norte e terras altas.
Por causa da ondulação, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Aveiro até às 06:00 de quarta-feira.
Sob aviso amarelo estão igualmente os distritos de Viseu, Évora, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga até ao final do dia de hoje por causa da chuva.
Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 80 km/hora até às 15:00 de hoje.
Embora esta situação seja relativamente típica para o inverno, as autoridades e os cidadãos devem manter atenção especial. A conjugação de vento intenso, mar agitado e precipitação pode levar a inundações localizadas, queda de ramos ou árvores, ondas perigosas e outros efeitos adversos.














