Mau tempo deixa mais de 29 milhões de americanos sem água potável

As autoridades do estado norte-americano do Texas, que enfrenta uma onda de frio que provocou várias falhas de energia, alertaram que mais de 29 milhões de pessoas ainda estão sem água potável, como consequência da tempestade de neve.

O governo local adiantou que a forte queda de neve provocou a rutura de muitas condutas, o que levou à contaminação das águas. Neste sentido, as autoridades voltaram a pedir à população para ferver a água antes de a utilizar.

“Apelamos aos clientes a limitar o serviço de água ao essencial e a seguir as restrições obrigatórias para que possamos restaurar o serviço rapidamente”, informou a empresa estatal de água, citada pela agência de notícias Europapress.

Face a esta situação, o governador do Texas, Greg Abbott, realizou uma reunião de emergência com funcionários estatais para discutir um projeto de lei para proteger os cidadãos deste tipo de situações.

A procura de eletricidade no Texas fez com que os preços se multiplicassem de uma forma sem precedentes, com faturas que chegaram a atingir os 17.000 dólares (14.000 euros) em alguns estabelecimentos.

“É inaceitável que os texanos que sofreram durante dias no frio gelado sem eletricidade ou calor sejam agora afetados pelo aumento do custo da energia”, disse o governador num comunicado citado pela Europapress.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, salientou que o Presidente dos EUA, Joe Biden, está “ansioso” por ir ao Texas “mostrar o seu apoio”, mas assegurou que “não quer tirar recursos ou atenção” à emergência.

Biden declarou recentemente o Texas uma zona de “grande desastre”, após a tempestade de neve que deixou milhares de casas sem luz e água.

Ler Mais

Comentários
Loading...