Marta Temido integra visita de delegação do PE a Montenegro e Albânia para abordar adesão à UE

A eurodeputada socialista Marta Temido vai integrar, entre segunda e quarta-feira, uma visita da delegação da comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Europeu (PE) a Montenegro e Albânia, países candidatos à adesão à União Europeia (UE), foi hoje anunciado.

Executive Digest com Lusa
Fevereiro 13, 2026
13:02

A eurodeputada socialista Marta Temido vai integrar, entre segunda e quarta-feira, uma visita da delegação da comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Europeu (PE) a Montenegro e Albânia, países candidatos à adesão à União Europeia (UE), foi hoje anunciado.


“Os eurodeputados irão deslocar-se aos dois países candidatos à União Europeia que se encontram mais avançados no processo de adesão com o objetivo de avaliar os progressos realizados e as reformas ainda necessárias no seu caminho para a adesão à UE”, indicou a assembleia europeia em comunicado.


Ao todo, uma delegação de nove membros, incluindo Marta Temido, da comissão parlamentar dos Assuntos Externos visitará Podgorica e Tirana entre segunda e quarta-feira.


A delegação é liderada pelo presidente da comissão parlamentar, o eurodeputado alemão David McAllister, do Partido Popular Europeu.


“A visita permitirá aos eurodeputados avaliar o ponto da situação das negociações de adesão e as prioridades de reforma ainda pendentes em cada país, reafirmando o compromisso do Parlamento em apoiá-los no seu percurso europeu”, adiantou a mesma nota informativa.


O Montenegro e a Albânia são os dois países candidatos à UE mais avançados no processo de adesão.


O Montenegro encerrou provisoriamente 13 capítulos de negociação, enquanto todos os grupos de negociação com a Albânia já foram iniciados.


O alargamento corresponde ao processo de expansão da União Europeia através da adesão de novos Estados-membros.


Atualmente, o bloco europeu é composto por 27 Estados-membros.


 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.