Mário Vaz deixa cargo de chairman da Vodafone Portugal. CEO Luís Lopes assume o lugar

A Vodafone Portugal anunciou oficialmente a saída de Mário Vaz do cargo de chairman, marcando o fim de uma ligação de quase 33 anos do executivo à empresa e ao setor das telecomunicações. A informação foi confirmada por fonte oficial da operadora, que adiantou à Executive Digest que “o Luís Lopes, CEO, acumula atualmente o cargo de chairman da Vodafone Portugal também”.

Pedro Gonçalves
Outubro 9, 2025
18:20

A Vodafone Portugal anunciou oficialmente a saída de Mário Vaz do cargo de chairman, marcando o fim de uma ligação de quase 33 anos do executivo à empresa e ao setor das telecomunicações. A informação foi confirmada por fonte oficial da operadora, que adiantou à Executive Digest que “Luís Lopes, CEO, acumula atualmente o cargo de chairman da Vodafone Portugal também”, na sequência da saída do até aqui chairman.

Mário Vaz explicou no seu perfil de LinkedIn que encerrou a sua ligação à Vodafone no final de junho deste ano, afirmando que entrou na empresa como vendedor de grandes clientes e saiu como chairman. “Entrei com o 2G e saio com o 5G. Agora é tempo de modo 6G (geração > 60) da minha vida com a vantagem de não ter tido de disputar um leilão, nem ter tido de me sujeitar a nenhuma decisão regulatória. Apenas aconteceu quando achei que tinha de acontecer”, referiu.

O antigo chairman destacou ainda o papel transformador do setor das telecomunicações, sublinhando que teve “o privilégio de fazer parte de um setor que mudou a vida das pessoas e das empresas”. Segundo Mário Vaz, a tecnologia deixou de ser “um serviço de status e de acesso restrito” para se tornar “um serviço essencial para cada um de nós e para o funcionamento da sociedade e da economia”.

Na sua mensagem de despedida, Mário Vaz manifestou o orgulho pela equipa e pelo percurso: trabalhou com pessoas extraordinárias, liderou uma equipa única, competiu e colaborou com grandes profissionais e sente “um enorme orgulho de ser um de entre os muitos que fizeram deste setor um exemplo de que quando queremos e nos dão condições para tal, conseguimos ser dos melhores do mundo”. Acrescentou ainda a esperança de que os “empecilhos, barreiras e tentativas de denegrir a imagem do setor a que assistimos em tempos recentes sejam eliminadas”, permitindo manter o dinamismo, a inovação, o investimento e a qualidade de serviço característicos dos atores históricos do mercado português de telecomunicações.

No final da sua mensagem, Mário Vaz agradeceu a todos os colegas da Vodafone, parceiros de negócio, concorrentes e clientes, destacando que sair da empresa lhe permite fazê-lo “com o sentimento de dever cumprido e de alma cheia”. “Como é uso dizer-se, vou andar por aí e seguramente a torcer pelo reconhecimento deste setor e dos seus profissionais. Sejam felizes”, concluiu.

Com a saída de Mário Vaz, a Vodafone Portugal passa a ter Luís Lopes acumulando as funções de CEO e chairman. Luís Lopes assumiu como CEO em abril de 2023, substituindo Mário Vaz, que transitou para a liderança da Vodafone Espanha até junho do ano passado, após a conclusão da compra da companhia pelo fundo britânico Zegona por 5.000 milhões de euros. A acumulação destes cargos reflete, segundo fonte oficial da Vodafone à Executive Digest, uma estratégia de continuidade e estabilidade na liderança, mantendo a visão para o desenvolvimento tecnológico e inovação no mercado português.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.