Marcelo ouve em Belém “os unicórnios” que voam pelas fortunas em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa está a receber os CEO dos quatro unicórnios portugueses e outras start-ups de ouro. O objetivo é ,segundo o Presidente da República, “ouvir personalidades com visões mais disruptivas” sobre a inovação, como cita o Jornal de Notícias.

Na lista das empresas portuguesas que valem mais de mil milhões de euros estão quatro nomes: Farfetch (14,9 mil milhões de euros), OutSystems (7,9 mil milhões de euros), Talkdesk (2,5 mil milhões de euros) e Feedzai (1,1 mil milhões de euros). De acordo com o Expresso, no final de abril, as quatro empresas já valiam 40% do PSI-20 – ou seja, quase 26 mil milhões de euros.

Se avaliarmos as entrevistas dadas por todos estes CEO encontramos uma linha comum de pensamento em matéria de negócios: capacitação e facilitação na mobilidade dos recursos humanos

José Neves, líder da Farfetch, confessou, em 2020, à TVI, ser necessário melhorar as “competências digitais” dos cidadãos para atenuar o desemprego. Paulo Rosado, CEO da OutSystems, defendeu em abril, durante uma entrevista à RTP, que devia ser facilitado o despedimento para que as empresas “possam emagrecer e aumentar de uma maneira muito mais flexível”.

Já Tiago Paiva da Talkdesk explicou à “Exame” que as empresas nacionais são pequenas e “muito focadas no país e que deveriam reestruturar-se a todos os níveis, como é o caso dos recursos humanos.



Comentários
Loading...