Manga comprida e sapatos à porta. Os cuidados a ter quando sai e regressa a casa

Afinal, o que é o distanciamento social? Que cuidados se devem ter quando se sai e regressa a casa? E quando convivemos no mesmo espaço com alguém doente? A Direção-Geral da Saúde (DGS) criou um manual que responde a todas estas dúvidas.

A DGS começa por explicar que medidas como «o isolamento e o distanciamento social são essenciais em saúde pública, especialmente utilizadas em resposta a uma epidemia». «São das medidas mais efectivas para quebrar cadeias de transmissão, e por isso utilizadas pelas autoridades de saúde para minimizar a transmissão da Covid-19», salienta o manual, a que o “Público” teve acesso.

Relativamente ao distanciamento social, algumas das medidas a adoptar para reduzir a interacção social entre pessoas são: manter, pelo menos, uma distância de dois metros das outras pessoas, lavar frequentemente as mãos com sabão, espirrar ou tossir para o braço e se possível estar em teletrabalho.

Se tiver mesmo de sair de casa, evite tocar na cara e usar transportes públicos se não precisar. A DGS aconselha o uso de manga comprida e de cabelo apanhado. Quem tem indicação para usar máscara, deve colocá-la antes de sair. Use lenços de papel para cobrir os dedos quando toca em algum objecto e opte por não pagar em dinheiro.

No regresso, a DGS recomenda que toque em nada antes de lavar as mãos, que deixe os sapatos à porta, assim como as chaves e carteira dentro de uma caixa junto à entrada. Deve limpar o telemóvel com toalhitas humedecidas em álcool ou as usadas para bebés e se possível tome banho ou lave as partes expostas. Se foi passear o cão à rua, limpe-lhe as patas antes de entrar em casa. A roupa deve ser colocada dentro de um saco e lavada se possível a mais de 60º. Antes de arrumar os produtos que comprou, limpe-os com lixívia.

Para doentes infectados ou que tenham estado em contacto com casos positivos, a pessoa deve ficar isolada num quarto e se possível ter uma casa de banho só para si. Quando tiver de sair, usar uma máscara. E quando a casa de banho é partilhada, deve ser o último a tomar banho e a seguir o espaço deve ser limpo. As superfícies devem ser desinfectadas com regularidade e as divisões arejadas regularmente para promover a circulação do ar.

A DGS recomenda ainda que «a roupa, roupa de cama e toalhas devem ser lavadas na máquina, na maior temperatura possível (acima de 60º), utilizando detergente de máquina» e «se possível utilizar máquina de secar a roupa e ferro na maior temperatura permitida pelas roupa». 

Deve também «evitar sacudir a roupa de cama enrolando-a no sentido de dentro para fora, fazendo um embrulho». As mãos devem ser lavadas a seguir e também não devem ser partilhados talheres, toadas e outros objectos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil. Dos casos de infecção, cerca de 250 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Portugal registou até hoje 311 mortes associadas à Covid-19 e 11.730 infectados, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela DGS.

Ler Mais
pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...