Malparado: Porque é que é um problema para os bancos e como se pode reduzir o seu impacto?

O incumprimento do crédito é algo que penaliza os bancos e, por isso, o BdP Podcast explica como o crédito malparado pode ser um problema para as instituições financeiras, assim como fornas de reduzir o seu impacto.

“O banco pode perder parte ou a totalidade dos fundos que emprestou e ainda deixar de ter o ganho esperado com a cobrança de juros e comissões”, começa por explicar o organismo

“As perdas associadas a um crédito não produtivo têm de ser reconhecidas nas contas da instituição através do registo de imparidades”, o que vai penalizar os resultados do banco, para além do seu nível de solidez, acrescenta.

No podcast, é ainda explicado que “os requisitos de capital exigidos tendem a ser superiores em bancos com elevado nível de créditos não produtivos, para cobrir perdas inesperadas e a instituição permanecer solvente”.

Para além destas penalizações, estas instituições podem ter ainda dificuldades “em aceder aos mercados financeiros para emissão de dívida e capital”.

Como é que os bancos podem então reduzir este impacto? Ao tentar reduzir estes créditos em incumprimento. Este processo é iniciado ao tentar recuperar “os empréstimos em dívida” e seguidamente do “abate ao seu ativo do empréstimo do cliente que está a falhar o pagamento, ou através da venda de carteiras de NPL”, os empréstimos non-performing.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.