Mais um oligarca russo morre em circunstâncias misteriosas: presidente da gigante petrolífera Lukoil cai da janela de um hospital

São pelo menos 10 os casos já relatados de personalidades com ligações, diretas ou indiretas, ao Kremlin que morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia

Francisco Laranjeira
Setembro 1, 2022
10:30

O presidente da gigante petrolífera russa Lukoil, Ravil Maganov, morreu esta quinta-feira depois de ter caído da janela do 6º andar de um hospital em Moscovo, revelou a televisão britânica ‘BBC’. Maganov, de 67 aos, estava a ser tratado no Hospital Clínico Central da capital russa e morreu devido aos ferimentos.

Maganov é o mais recente de vários executivos de negócios de alto perfil da Rússia a morrer em circunstâncias misteriosas – são, pelo menos, 10 os casos já relatados de personalidades com ligações, diretas ou indiretas, ao Kremlin que morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia.

O último dos quais havia sido Yuri Voronov. O magnata foi encontrado na piscina da sua casa, em Leningrado, com ferimentos de bala na cabeça. Voronov era diretor-executivo e fundador de uma empresa subcontratada pela Gazprom, a energética estatal da Rússia.

No início de março, a Lukoil pediu que o conflito na Ucrânia terminasse o mais rápido possível, expressando sua solidariedade às vítimas dessa “tragédia”. Ravil Maganov assumiu a presidência do conselho da Lukoil em 2020, depois de ter começado a trabalhar para a companhia petrolífera privada em 1993.

Em maio último, um antigo responsável sénior da Lukoil, Alexander Subbotin, também teria morrido em circunstâncias incomuns.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.