pub

Mais de 90 milhões já votaram nas eleições dos EUA

O dia oficial das eleições presidenciais que decidem o próximo líder dos Estados Unidos da América é apenas 3 de Novembro, mas mais de 90 milhões de eleitores já votaram. A disponibilização de formas alternativas de voto está a levar os norte-americanos às urnas antecipadamente ou a enviar pelo correio o seu voto.

O número é apontado pela CNN, com base num inquérito realizado em todos os estados dos EUA em parceria com a Edison Research e com a Catalist. Os mais de 90 milhões correspondem a quase 43% do total de eleitores registados a nível nacional.

Por entre os 50 estados, destacam-se 14 onde mais de metade dos eleitores registados já exerceram o direito de voto. Em alguns casos, trata-se mesmo de um recorde, com a afluência às urnas a superar largamente as eleições de 2016, que deram a vitória a Donald Trump.

É o caso do Texas e do Havai, estados onde o número de votos contabilizados durante o dia de ontem era já superior ao total de votos de há quatro anos.

Olhando para todo o país, a CNN indica que os mais de 90 milhões de votos representam cerca de 66% (perto de dois terços) do total de mais de 136,5 milhões de votos registados nas últimas eleições presidenciais.

pub

Comentários
Loading...