pub

Mais de 70% das reformas em Portugal são abaixo do salário mínimo

Em Portugal, mais de 1,4 milhões de pensionistas receberam em 2019 um valor abaixo do salário mínimo nacional, o que equivale a uma percentagem superior a 70%, de acordo com dados da ‘Pordata’, citados pelo ‘Correio da Manhã’, que remetem para números dos ministérios das Finanças e da Segurança Social.

Os dados da Pordata mostram que o número total de pensionistas inscritos na Segurança Social a receber pensões abaixo do salário mínimo em 2019, fixou-se nos 1.457.205, ou seja, mais 30 mil pessoas do que aquelas registas no ano anterior.

Isto significa que os pensionistas que recebiam um valor superior ao salário mínimo correspondiam em 2019 a uma percentagem de apenas 29%. Importa ressalvar que no ano passado o salário mínimo era de cerca de 600 euros.

Mas nem tudo são más notícias, apesar destes números, a ‘Pordata’ revela que esta percentagem tem vindo a registar um aumento ao longo dos anos, com cada vez mais pensionistas a receber mais do que o salário mínimo nacional.

Em 2002, por exemplo, os pensionistas que recebiam um valor superior ao salário mínimo correspondiam a uma percentagem de apenas 15%. Desde então, o número tem vindo sempre a subir.

pub

Comentários
Loading...