Maioria dos americanos apoia ‘impeachment’ e demissão de Trump, indica sondagem

A maioria dos americanos apoia a destituição do Presidente cessante, Donald Trump, após a invasão do Capitólio na última quarta-feira, de acordo com uma sondagem do Politico/ Morning Consult.

Cerca de 48% dos inquiridos concordam que o Congresso deverá iniciar o processo de ‘impeachment’ para retirar Trump do cargo, em comparação com 44% que discordam. Os restantes 8% não expressam uma opinião sobre o tema.

Uma pergunta separada, formulada de forma um pouco diferente, concluiu que mais de metade dos inquiridos (53%) disse que aprovaria a votação da Câmara dos Representantes para o ‘impeachment’ de Trump, em comparação com 40% que não aprovariam a ideia.

A Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, avançou com o ‘impeachment’ de Trump pela segunda vez em quatro anos de mandato – uma ‘estreia’ na história presidencial americana – depois de ter obtido o apoio da maioria na Câmara.

Esta segunda-feira foi entregue pelos democratas da Câmara dos Representantes o documento que oficializa o pedido de ‘impeachment’, estabelecendo uma votação nos próximos dias, a não ser que Trump se demita ou seja removido por membros do seu gabinete através da 25ª Emenda da Constituição.

Os democratas, bem como um contingente menor de republicanos, exigiram que Trump abandonasse o cargo antes do final do mandato na próxima semana, dia 20 de janeiro, uma vez que motivou a invasão do Capitólio, que resultou na morte de, pelo menos, cinco pessoas. Uma sondagem anterior do Politico/ Morning Consult, realizada nas horas após o assalto, revelou que seis em cada dez inquiridos consideraram Trump o principal responsável pelo episódio violento.

A opinião em torno da demissão de Trump está, de uma forma geral, de acordo com as linhas partidárias. Mais de 85% dos democratas inquiridos disseram que Donald Trump deveria demitir-se, enquanto menos de um em cada cinco republicanos concordou com a sua demissão.

Os partidos também se dividiram quase uniformemente no ‘impeachment’ de Trump, com 81% dos democratas a favor de que o Congresso avançasse, enquanto 84% dos republicanos se opuseram à ideia.

Ler Mais

Comentários
Loading...