Luís Veiga Martins, director executivo da NOVA SBE: “A nossa área de Transformação agrega as melhores competências locais e internacionais”

Em entrevista à Executive Digest, Luís Veiga Martins, diretor executivo de Sustentabilidade da NOVA SBE, explica o que é a platadorma Role to Play.

Porque razão a NOVA SBE decidiu lançar a plataforma Role To Play?

O Role to Play pretende ser a montra de impacto da Nova SBE, a plataforma em que é partilhado o contributo dos membros da nossa comunidade para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da investigação produzida pelos nossos Knowledge Centers até às iniciativas dos Clubes dos Alunos, passando pelos projetos em que os Corporate Partners se envolvem. Para além disso, através da plataforma Role to Play, abrimos um canal para podermos ser desafiados a participar ou promover iniciativas que promovam e contribuam para a nossa missão:  ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento com impacto no mundo.

 Quem é o principal público (s) alvo (s) desta plataforma?

O público em geral que pretenda saber sobre contributo da Nova SBE para os maiores desafios que a humanidade enfrenta hoje e no futuro. Todos os que procuram exemplos, conteúdos, recursos, que possam inspirar para serem agentes ativos de promoção do desenvolvimento sustentável.

E ao nível dos gestores de empresas, como é que esta informação pode ajudar no processo de tomada de decisão?

Os conteúdos disponíveis permitem ter uma visão global sobre de que forma a sociedade pode contribuir para um mundo mais sustentável. São partilhadas diferentes visões, tendências e investigação que poderão inspirar as empresas e diversas organizações a também darem o seu contributo. Como? Através da inovação de produtos e processos, de políticas internas, de programas na área de responsabilidade e intervenção social.

Quais as preocupações da NOVA SBE com a Sustentabilidade?

É nossa preocupação liderar pelo exemplo através das nossas práticas, iniciativas, políticas, ou seja, ser um laboratório vivo aberto a todos os nossos parceiros. Nesse sentido o nosso Green Guide descreve a forma como se vive a sustentabilidade no nosso Campus (https://indd.adobe.com/view/cdef5e50-9335-4627-8de0-aadb032d28e5 ).  Para além disso muitas das ações de voluntariado são promovidas pelos nossos clubes de alunos em conjunto com muitas das organizações localizadas no Município de Cascais. Os nossos Knowledge Centres promovem iniciativas em conjunto com parceiros corporate desenvolvendo assim conteúdos para investigação.

A mudança global de paradigma leva a que as empresas também tenham de iniciar processos de mudança organizacional que abranjam a sustentabilidade e o impacto social. Como é que a NOVA SBE pode ajudar nessa transformação?

O ecossistema de inovação sustentável da Nova SBE tem procurado criar as condições para que diferentes agentes – sejam eles estudantes e professores ou empresas e sociedade civil – possam colaborar para promover processos de transformação de elevado impacto. Este ecossistema é constituído por diferentes disciplinas, lideradas por laboratórios e centros de investigação da Nova SBE: Digital Experience Lab, co.innovation Lab, Data Science Knowledge Centre, Leadership for Impact, Sustentabilidade e uma área dedicada ao propósito pessoal e organizacional. Sejam projetos de transformação cultural e organizacional, sejam projetos de inovação ou de transição digital, ou ainda trabalhos de investigação de elevado impacto nas áreas sociais ou sustentabilidade empresarial, a nossa área de Transformação agrega as melhores competências locais e internacionais para responder aos desafios da sociedade e do mercado de forma cada vez mais integrada.

Ler Mais

Comentários
Loading...