Lua e Saturno protagonizam fenómeno raro esta madrugada: saiba do que se trata

Esta é uma grande oportunidade de ver uma das paisagens mais inspiradoras da observação planetária, uma vez que Saturno desaparecerá atrás da Lua da nossa perspetiva na Terra, apenas para reaparecer quase uma hora depois

Francisco Laranjeira
Agosto 20, 2024
23:45

A Lua e Saturno vão protagonizar, esta noite, um raro fenómeno espacial que durará entre 45 e 50 minutos: haverá uma rara ocultação lunar do planeta Saturno visível de Portugal esta madrugada.

Esta é uma grande oportunidade de ver uma das paisagens mais inspiradoras da observação planetária, uma vez que Saturno desaparecerá atrás da Lua da nossa perspetiva na Terra, apenas para reaparecer quase uma hora depois.

Ocultações lunares explicadas

A ocultação lunar ocorre quando o disco da Lua parece cobrir um objeto mais distante, escondendo-o da vista. Embora a Lua pareça impressionante e dominante num céu escuro, o seu tamanho aparente é, na verdade, apenas meio grau de diâmetro.

A Lua é capaz de se mover pelo céu num corredor relativamente estreito com aproximadamente 10 graus de largura, centrado na eclíptica. Os planetas principais também estão perto da eclíptica, mas a largura do corredor da Lua significa que as ocultações planetárias são pouco frequentes.

Existem três tipos de evento de ocultação lunar: desaparecimento, reaparecimento e raspão. O terceiro tipo é um tipo especial de ocultação em que, a partir da sua posição, a orla da Lua parece raspar o objeto mais distante. No caso de um planeta com um tamanho aparente tangível, este está apenas parcialmente escondido pela Lua.

Datas e horas da ocultação lunar de Saturno

A ocultação lunar de Saturno vai poder ser visto às 4h28 desta madrugada, altura em que o céu vai estar bastante escuro, tornando Saturno fácil de detetar conforme se aproxima a Lua.

A ocultação lunar de Saturno pode ser vista a olho nu, embora o brilho da Lua possa tornar Saturno mais difícil de ver perto do limbo lunar – no entanto, binóculos, mas sobretudo um telescópio, vai ajudá-lo a ver o fenómeno.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.