Na noite de 7 para 8 de setembro de 2025, Portugal poderá observar, ainda que de forma limitada, um dos eclipses lunares mais aguardados do ano: a Lua de Sangue. Durante o fenómeno, a Lua adquire uma tonalidade avermelhada intensa, resultado da sombra da Terra projetada sobre o satélite natural.
Em grande parte do país, incluindo Lisboa, a totalidade não será visível. Apenas algumas localidades no leste, como Bragança, terão a oportunidade de assistir brevemente à Lua totalmente vermelha. Na cidade transmontana, por exemplo, a Lua nasce às 19h48, pouco antes do fim da totalidade, que ocorre às 19h52 — permitindo apenas cerca de 4 minutos de observação da fase mais espetacular, explica a plataforma ‘Starwalk’
No restante do território, os observadores poderão acompanhar a fase parcial do eclipse, quando a sombra da Terra cobre parcialmente a Lua, tornando parte do seu disco mais escuro. Apesar de não apresentar a cor vermelha intensa, o efeito é visível a olho nu e pode ser apreciado sem necessidade de qualquer equipamento especial. Binóculos ou telescópios apenas aumentam os detalhes da observação.
O eclipse penumbral começará às 17h28, seguido pelo início da fase parcial às 18h27. A totalidade ocorre entre as 19h30 e as 20h52, sendo o ponto máximo do eclipse às 20h11. O evento termina às 22h55, com a saída completa da Lua da penumbra da Terra.

Para quem quiser planear a observação com precisão, a app gratuita Sky Tonight permite verificar a hora exata do eclipse em cada localidade e localizar a Lua no céu, bem como identificar planetas próximos, como Saturno, visível junto da Lua durante toda a noite do eclipse.
Este será o segundo e último eclipse lunar total de 2025 e uma oportunidade rara para os portugueses acompanharem a Lua de Sangue, antes do próximo eclipse total, que ocorrerá apenas em março de 2026.














