Loughareema: O mistério do lago que desaparece e reaparece na Europa

Durante o dia, o lago pode estar cheio de manhã e quase vazio à hora do almoço, devido a um complexo e ainda pouco compreendido sistema de drenagem subterrâneo.

Pedro Gonçalves
Setembro 7, 2025
15:00

Loughareema, conhecido como Vanishing Lake ou Lago Desvanecente, é um lago localizado no Condado de Antrim, na Irlanda do Norte, cujo comportamento tem fascinado tanto geólogos como curiosos. Durante o dia, o lago pode estar cheio de manhã e quase vazio à hora do almoço, devido a um complexo e ainda pouco compreendido sistema de drenagem subterrâneo.

O lago recebe água de três ribeiros, mas a sua única saída é um dreno no fundo que, frequentemente, se bloqueia e desbloqueia sozinho. Este fenómeno provoca mudanças dramáticas no nível da água, que pode subir rapidamente quando o dreno fica obstruído e descer de forma igualmente rápida quando a pressão da água o desbloqueia. A água drenada é transportada para uma grande nascente no rio Carey, a cerca de 2,5 quilómetros de distância.

“Loughareema é uma paisagem dinâmica e, ao aproximar-se do lago, é excitante adivinhar em que estado estará”, afirmou Paul Wilson, hidrogeólogo do British Geological Survey em Belfast, à Geological Society, citado pelo ZAP. Apesar de estudos, os cientistas ainda não compreendem totalmente a geologia que permite que o lago se esvazie com tal eficiência, nem sabem quando este sistema de drenagem se formou.

O fenómeno tem também implicações físicas interessantes. À medida que a água transporta detritos para o lago, estes acabam por cobrir o dreno, bloqueando-o temporariamente. Quando a água atinge um certo nível, a pressão desbloqueia o dreno, esvaziando rapidamente o lago e deixando-o praticamente seco até o ciclo se repetir, segundo relatos do Live Science.

Além do interesse científico, Loughareema é envolto em lendas locais. Conta-se que, no século XIX, uma carruagem puxada por cavalos que tentava atravessar o lago à noite acabou por se afogar. Desde então, dizem as histórias, a carruagem e os cavalos assombram a margem do lago em noites em que este está cheio, aparecendo como fantasmas para os visitantes mais atentos.

O Vanishing Lake continua a ser uma das curiosidades naturais mais fascinantes da Irlanda do Norte, atraindo tanto investigadores como turistas que procuram observar o lago em diferentes estados ao longo do dia. A combinação de fenómenos geológicos únicos e lendas locais torna Loughareema um exemplo notável de como ciência e folclore se cruzam na natureza.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.