“Lisboa tem potencial para ser a Silicon Valley da Europa”. Plataforma de blockchain “verde” entra em Portugal

A NEAR, uma plataforma de blockchain neutra em carbono, é já um dos ecossistemas de crescimento mais rápido e parte do seu desenvolvimento traduz-se agora num investimento substancial na Europa, com a criação de um hub em Lisboa.

Com um market cap de 3,8 mil milhões de euros, e apoio financeiro da Coinbase e do peso-pesado dos Venture Capitalists de Silicon Valley, AndreessenHorowitz, NEAR Protocol é uma plataforma pensada para criar apps aplicadas à web.

A rede corre num mecanismo de consenso Proof-of-Stake (PoS) denominado Nightshade, que oferece escalabilidade e taxas estáveis, aumentando a performance e reduzindo os custos para os utilizadores finais, assim como para os programadores.

Com o regresso da Web Summit 2021 a Lisboa, bem como a vitória de Carlos Moedas como novo autarca da capital – depois de uma das principais medidas do programa eleitoral ser o plano para a construção de uma fábrica de unicórnios -, a NEAR reforça o seu compromisso com a inovação em startups, estando previsto o anúncio de um fundo milionário neste evento.

“Lisboa tem potencial para ser a Silicon Valley da Europa e queremos vivê-lo de perto. À medida que Lisboa cresce, também cresce a NEAR. Lisboa tem exatamente o que é preciso para captar investidores, criar oportunidades de emprego, bem como democratizar a adoção de tecnologia”, revelou Illia Polosukhin, CEO e Co-Fundador da NEAR Protocol.

Já Erik Trautman, CEO da NEAR Foundation, disse: “Este é um momento entusiasmante para a NEAR. O novo fundo que vamos anunciar vai ajudar-nos a capacitar uma comunidade global de criadores de uma forma que vai mudar a ‘maré’ para empreendedores em todo o
mundo que partilham a mesma paixão que nós. Já ajudámos a lançar 200 empresas e queremos apoiar muitas mais”.

O objetivo da NEAR é cativar mil milhões de utilizadores para a Web 3.0, tornando a Blockchain num produto de adoção em massa, numa altura em que o foco está na descentralização e sustentabilidade. A plataforma tornou-se neutra em carbono – certificada – em apenas três anos, e é já um dos ecossistemas de crypto de crescimento mais rápido, com mais de um milhão de utilizadores.

O protocolo NEAR foi fundado em 2018 e é composto por alguns dos maiores cérebros da programação mundial, com colaboradores que passaram por empresas como Google, Facebook ou Microsoft.

A NEAR, realiza nos próximos dias 26 e 27 de outubro, em Lisboa, o NEARCON, um evento que vai juntar mais de 200 pessoas, entre fundadores, developers, criativos, investidores e outros especialistas da indústria.

O objetivo é assinalar um ano do lançamento da plataforma na Mainnet. As inscrições ainda estão abertas, e a entrada pode ser paga com moeda fiduciária ou através do token NEAR. O evento inclui dois dias completos de experiências imersivas da comunidade NEAR e do
ecossistema, com mais de 30 apresentações e oportunidades de networking para developers, criadores, investidores e empreendedores.

Em discussão estarão temas como DeFi, NFTs, Gaming, Programação, e muito mais.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.