A linha de atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), designada como centro de triagem para o Covid-19, não está a funcionar na manhã desta quinta-feira.
Às 10:09, a Executive Digest fez o teste, ligando para o 808 24 24 24, mas a chamada não é estabelecida.
Em fase de pandemia, a linha da SNS24 mantém o custo de uma chamada local. No horário normal (das nove às 21 horas), o primeiro minuto tem um custo máximo de 0,07 euros (sete cêntimos) e os seguintes serão taxados, no máximo, a 0,027 euros (2,7 cêntimos). No horário económico (entre as 21:01 e as 08:59), mantém-se o custo do primeiro minuto e os seguintes são taxados a 0,0084 euros (0,84 cêntimos). Todos estes valores serão acrescidos de IVA.
Na Comissão parlamentar de Saúde, a ministra da Saúde informou, ontem, que a Linha SNS 24 vai ser reforçada na sexta-feira com mais 81 enfermeiros para responder ao aumento de chamadas devido ao Covid-19. «Ainda esta sexta-feira, a [operadora] Altice reforçará o número de enfermeiros disponíveis para o atendimento [81]», anunciou Marta Temido, adiantando que o contrato que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde têm com a operadora Altice está neste momento «largamente ultrapassado».
«O contrato tem um volume de chamadas que fazia parte da previsibilidade de resposta de uma linha deste tipo e aquilo que tem sido a procura associada ao Covid-19 fez de facto aumentar significativamente a necessidade de resposta», sublinhou, dizendo que iria ter uma reunião com a Altice sobre a possibilidade de desdobramento de linha.
Por outro lado, o Governo está também a apelar a quem precisa da Linha de Saúde 24, apenas para informações que não são de saúde, que as coloque por e-mail. Está também a ser ponderada a abertura de um call center num outro ponto do país.
Marta Temido avançou ainda que vai haver uma reunião com as ordens profissionais amanhã, sublinhando que já conversou com o bastonário da Ordem dos Psicólogos no sentido de equacionar o apoio de psicólogos à Linha de Saúde 24. «Há um conjunto de informações que se prendem com o apoio psicológico», diz.
Na terça-feira, recorde-se que a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, admitiu no Parlamento que a Linha SNS 24 atingiu «picos nunca esperados» de procura, mas que a capacidade de atendimento de chamadas em simultâneo mais do que havia duplicado nas últimas 24 horas.
A pandemia de Covid-19 foi detectada em Dezembro, na China, e já provocou mais de 4500 mortos em todo o mundo. O número de infectados ultrapassa já as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados. O número, segundo a directora-geral da Saúde é já superior, mas os dados só serão revelados esta quinta-feira.
*Notícia actualizada com mais informação





