«Levar a mobilidade urbana para uma terceira dimensão»: Espanha anuncia serviço de táxi voador

A autoridade espanhola de navegação aérea, Enaire, anunciou planos para começar o serviço de táxis voadores em Barcelona e Santiago de Compostela em 2022.

“Precisamos de levar a mobilidade urbana para a terceira dimensão: o espaço aéreo”. E precisamos de o fazer da forma mais eficiente e sustentável possível”, disse o diretor-geral da autoridade, Ángel Luis Arias, numa conferência virtual esta semana.

A Enaire está a trabalhar em projetos europeus envolvendo a utilização de táxis e outros veículos voadores para deslocar pessoas em zonas urbanas e semi-urbanas, bem como a utilização de drones para entregar mercadorias, de acordo com Arias.

“A Enaire, na sua qualidade de empresa pública do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, está disposta a cumprir as suas funções para atrair e ajudar quaisquer empresas do setor privado ou organizações públicas que estejam interessadas em permitir que Espanha se posicione na vanguarda do desenvolvimento e funcionamento deste novo setor”, acrescentou.

A empresa participa em dois projetos financiados pela União Europeia (U)E que pertencem ao Horizon 2020, o maior programa de investigação e inovação da UE até à data. Um dos projetos é liderado pela Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, o outro pela empresa multinacional de tecnologia Everis.

“O plano é que ambos os projetos comecem o serviço dos táxis aéreos na Europa em 2022”, disse Enaire numa declaração. “A Enaire vai gerir o voo dos primeiros táxis aéreos em Espanha, que terá lugar, nesse ano, em Barcelona e Santiago de Compostela”, informou ainda.

Os aviões de transporte de passageiros têm sido pilotados com sucesso nos últimos anos por companhias como a chinesa Ehang e a alemã Volocopter.

Em julho de 2019, a empresa tecnológica espanhola Tecnalia revelou o seu protótipo para um táxi aéreo sem piloto e com um só passageiro. O táxi, concebido para transportar uma pessoa ou carga até 150 quilos, tem uma altura entre 100 metros e 300 metros, e pode cobrir distâncias de até 15 quilómetros em 15 minutos.

Ler Mais


Comentários
Loading...