Lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e crise do fentanil: relatório americano alerta para o “risco elevado e crescente” da Rússia e Coreia do Norte

Departamento do Tesouro dos EUA divulgou relatório ‘Avaliações de Risco Nacional de 2024 do Tesouro sobre Lavagem de Dinheiro, Financiamento do Terrorismo e Financiamento da Proliferação’

Francisco Laranjeira
Fevereiro 7, 2024
16:32

O Departamento do Tesouro dos EUA alertou, esta quarta-feira, sobre os riscos crescentes da Rússia e da Coreia do Norte: de acordo com o relatório ‘Avaliações de Risco Nacional de 2024 do Tesouro sobre Lavagem de Dinheiro, Financiamento do Terrorismo e Financiamento da Proliferação’, os dois países apresentaram um risco “elevado” e “crescente”.

“Para apoiar a sua guerra ilegal na Ucrânia, a Rússia expandiu os esforços para adquirir ilegalmente produtos de origem americana com aplicações militares, utilizando uma variedade de técnicas de ofuscação, tais como o uso de empresas de fachada e pontos de transbordo em todo o mundo”, denunciou o relatório.

“As redes ligadas (à Coreia do Norte) exploram cada vez mais a economia digital, inclusive através da pirataria informática de prestadores de serviços de ativos virtuais e da implantação no estrangeiro de trabalhadores fraudulentos da tecnologia da informação”, acrescentou.

O relatório alertou ainda sobre a estrutura de combate à lavagem de dinheiro e ao contrafinanciamento do terrorismo nos EUA, incluindo a atual crise do fentanil, ataques terroristas nacionais e estrangeiros e financiamento relacionado – deixou o aviso sobre a ameaça do aumento dos ataques de ransomware, o crescimento da lavagem de dinheiro profissional e questões relacionadas à digitalização de pagamentos e serviços financeiros.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.