O Lamborghini Temerario, projetado e construído em Sant’Agata Bolognese (Itália), escolheu o circuito de Estoril para realizar o seu evento de lançamento global, com a presença dos media mundiais, concessionárias parceiras e até mesmo alguns proprietários a assumir o volante pela primeira vez.
Ao longo de 15 dias, os novos superesportivos Temerario, incluindo as versões leves Alleggerita, percorreram centenas de voltas na pista de 4,36 km para testar as excelentes qualidades dinâmicas do veículo eletrificado de alto desempenho, além de testar o novo modo Drift e o controlo de partida.
Em comunicado, a marca italiana de luxo destacou que “quase 100 jornalistas chegaram a Portugal para conduzir o novo Lamborghini e relatar a sua primeira experiência com o Temerario em pista”.
“Concessionários representando 56 mercados fizeram uma peregrinação ao Circuito do Estoril para um mergulho profundo no desempenho exemplar do carro e nas estatísticas líderes da sua classe. Equipado com um novíssimo motor V8 biturbo de 4,0 litros acoplado a três motores elétricos, o Temerario produz uma potência máxima total de 920 CV e um binário de 800 Nm: além disso, o motor de combustão fornece uma potência máxima de 800 CV entre 9.000 e 9.750 rpm; 730 Nm de binário entre 4.000 e 7.000 rpm; e é o primeiro e único superdesportivo de produção capaz de atingir um máximo de 10.000 rpm. Com o seu novo motor de força híbrido, o Temerario oferece um dinamismo sublime com 13 modos de direção que preparam o carro para qualquer ambiente, desde a direção diária até a pista de corrida: o Lamborghini HPEV mais divertido de dirigir é ‘único'”, referiram.
Os pilotos aproveitaram a adrenalina das retas e a oportunidade de testar o Launch Control, com o Temerario a atingir o seu potencial de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos, bem como 0 a 200 km/h em menos de 7,3 segundos e uma velocidade máxima de 343 km/h. Mas os números do Temerario não param por aí, como comprovado nas 13 curvas da pista de Estoril, com 4,36 km de extensão, onde Ayrton Senna testou o motor V12 F1 Lamborghini em 1993.
O novo design aumenta a carga aerodinâmica, especialmente na traseira, produzindo um aumento de 103% na força descendente em comparação com o seu antecessor, aumentando para 158% na versão Alleggerita. O pacote leve Alleggerita, disponível desde o lançamento, reduz o peso do carro em mais de 25 kg através de componentes da carroceria e do interior, com uma eficiência geral de carga aerodinâmica de 67%. Uma nova transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades é mais compacta, proporciona tempos de troca mais rápidos e, no modo totalmente elétrico, o Temerario reduz as emissões de CO2 em até 50% em comparação ao seu antecessor.
Os participantes em Estoril puderam até mesmo reviver as suas experiências de direção mais de uma vez, por meio do aplicação Lamborghini Telemetry 2.0, que fornece tempos de volta; análise de setores; tempos de referência para mais de 150 circuitos de corrida do mundo; e ainda combina dados do carro com a frequência cardíaca do piloto através da integração com o Apple Watch. Os convidados puderam escolher a especificação de um novo Temerario, com mais de 400 cores de carroceria e pinturas oferecidas pelo programa Ad Personam da Lamborghini, incluindo opções de estofamento em couros nobres e o novo tecido ultraleve Corsa-Tex em microfibra Dinamica.














