José Castelo Branco vai ser julgado por violência doméstica: Betty Grafstein quer ser ouvida em tribunal

No passado dia 5, decorreu o debate instrutório do processo, requerido pela defesa de Castelo Branco, que procurou evitar que o caso avance para julgamento. O arguido, de 62 anos, não esteve presente na sessão, permanecendo em Nova Iorque, nos Estados Unidos

Francisco Laranjeira
Setembro 15, 2025
15:15

O Tribunal de Sintra decidiu, esta segunda-feira, levar José Castelo Branco a julgamento pelo crime de violência doméstica contra Betty Grafstein, joalheira americana de 96 anos e ainda esposa do socialite. Segundo o ‘Correio da Manhã’, Betty quer ser ouvida, pelo que, considerando a idade avançada da vítima, o processo tem de decorrer com alguma rapidez.

No passado dia 5, decorreu o debate instrutório do processo, requerido pela defesa de Castelo Branco, que procurou evitar que o caso avance para julgamento. O arguido, de 62 anos, não esteve presente na sessão, permanecendo em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O principal objetivo da defesa foi convencer a juíza de instrução criminal da alegada insuficiência de provas. O advogado Fernando Silva afirmou não contestar os depoimentos dos profissionais de saúde do hospital de Cascais, que fizeram a denúncia inicial, mas sublinhou, segundo o ‘Correio da Manhã’, que “não há qualquer perícia que confirme as agressões”. Para o representante legal de José Castelo Branco, “não existe prova factual que justifique levar o caso a julgamento”.

Do lado da assistente, a posição é oposta. Alexandre Guerreiro, advogado de Betty Grafstein, considerou que o debate instrutório “reforçou as condições para o processo seguir para julgamento”. Foi mais longe nas críticas, classificando os argumentos da defesa como “uma falta de respeito pelas vítimas de violência doméstica”.

A sessão ficou marcada pela troca acesa de posições entre os advogados, revelando o clima de tensão em torno de um caso mediático que tem acompanhado Betty Grafstein desde as denúncias de alegadas agressões feitas no hospital de Cascais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.