JMJ. “Questão vai ser ultrapassada”: Cabo Verde explica hoje detalhes sobre desaparecimento de peregrinos em Lisboa

Um grupo de 106 peregrinos de Angola e Cabo Verde, que vieram para participar na Jornada Mundial da Juventude, estão em parte incerta, sendo que as autoridades não os dão como desaparecidos

Francisco Laranjeira
Agosto 2, 2023
7:15

Eurico Correia Monteiro, embaixador de Cabo Verde em Portugal, salientou que esta quarta-feira já terá informações sobre os peregrinos cabo-verdianos desaparecidos na Jornada Mundial da Juventude.

“Não tenho conhecimento das causas e não tenho todos os detalhes. Tenho informação de caráter muito geral deste e de alguns outros incidentes. A questão essencial vai ser ultrapassada, estamos a estabelecer alguns contatos com alguns dos intervenientes neste evento e creio que amanhã estaremos em condições de ter informação mais suficiente”, explicou o embaixador, em declarações à ‘CNN Portugal’.

Um grupo de 106 peregrinos de Angola e Cabo Verde, que vieram para participar na Jornada Mundial da Juventude, estão em parte incerta, sendo que as autoridades não os dão como desaparecidos.

“A única situação anormal que requereu uma atenção especial da parte da organização diocesana foi a ausência de 106 peregrinos dos grupos estrangeiros de nacionalidade angolana e cabo-verdiana acolhidos em três paróquias da Diocese. Logo que estas não comparências foram sinalizadas, a organização reportou-as às competentes autoridades de segurança que, desde então, têm assumido as diligências exigíveis e necessárias”, segundo se pode ler no comunicado da Diocese Leiria-Fátima.

O Sistema de Segurança Interna adiantou que estão a ser “tomadas as competentes medidas de monitorização por parte das autoridades envolvidas, quer a nível nacional quer a nível internacional”.

Pelo menos 1.518 angolanos, residentes em Angola e na diáspora, inscreveram-se para participar na JMJ e a partir de Luanda devem embarcar 518 peregrinos para este encontro com o Papa Francisco. De Cabo Verde, está prevista a participação de um total de 913 pessoas, incluindo religiosos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.